NotíciasRio Grande do Sul

Prefeito Daniel Guerra vistoria entrega de obra em escola de Caxias do Sul

Escola Municipal Abramo Pezzi, no bairro São Cristóvão, recebeu melhorias que eram reivindicadas desde a administração anterior

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Abramo Pezzi, no bairro São Cristóvão, na tarde desta quarta-feira (03/07). Acompanhado pela secretária municipal da Educação, Marina Matiello, o chefe do Executivo fez uma vistoria na obra de drenagem e serviços complementares entregues na terça-feira (02/07). A reforma custou R$ 154.689,50, pagos com recursos do município.

O prefeito destaca que uma das salas de aula que passou por reforma estava interditada desde maio de 2015. “Essa é mais uma ação concreta do pacote de obras e reformas que, desde o início da nossa gestão, estamos realizando. Pontualmente, entendemos a situação dessa escola como prioritária e hoje podemos oferecer à comunidade, direção, professores e estudantes um espaço mais seguro, confortável e com garantia de durabilidade”, aponta.

O engenheiro civil da Smed, Rodrigo Montemezzo, explica que o serviço de drenagem foi necessário para resolver o problema de infiltração no solo. “No pátio da escola ocorria uma infiltração de águas pluviais e de nascente, que removia os materiais mais finos do solo e provocava aumento nos recalques e fissuras nas paredes”, aponta. De acordo com ele, a drenagem removeu grande parte da água, estabilizando as fundações e removendo a sobrecarga hidráulica do muro de contenção da escola. “Em alguns pontos do terreno, a camada de solo era extremamente superficial, apresentando afloramento da rocha matriz. Para o correto dimensionamento da drenagem, foi necessária a dinamitação da rocha para que ocorresse o encaminhamento das águas para a drenagem pública”, esclarece.

Além do serviço inicialmente contratado e devido aos problemas constatados pela equipe técnica da Secretaria da Educação, foram necessários reparos de rachaduras em duas salas de aula e a construção de calha de drenagem pluvial no prédio mais antigo, a fim de diminuir a queda de água para o bloco de salas de aula inferior. “O pedido por melhorias na instituição foi feito ainda na gestão anterior. Agora estamos muito felizes em poder atender ao desejo da comunidade, adequando os espaços físicos para o melhor atendimento dos nossos estudantes”, declara a titular da pasta.

Ainda de acordo com a secretária da Educação, é prioridade do atual governo resolver as situações mais críticas dos prédios escolares. “O setor de infraestrutura da Smed está elencando as prioridades e desenvolvendo projetos para que seja possível atender o maior número de instituições no decorrer deste ano letivo”, afirma. Para o chefe do Executivo, a entrega da obra na Abramo Pezzi reforça a forma como a atual administração vem agindo. “Por falta de zelo dos administradores do passado, diversas das 81 escolas que hoje compõem a rede encontram-se em situação de insegurança. É nosso dever investir o dinheiro público na qualidade da educação, oferecendo soluções a essas comunidades escolares, professores e diretores que sempre batalharam por melhorias”, conclui.

Botão Voltar ao topo