NotíciasRio Grande do Sul

Movimentação no Aeroporto de Caxias do Sul cresceu 25% neste semestre

Maior terminal do interior gaúcho, o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani registrou crescimento na movimentação de passageiros no primeiro semestre de 2019. Durante o período, 117.572 embarques e desembarques foram registrados em Caxias do Sul – uma média de 653 viajantes todos os dias. O número é 25% maior que o registrado no primeiro semestre do ano passado, quando o terminal movimentou 94.071 passageiros. Os dados consideram voos comerciais, oferecidos pelas companhias aéreas Azul e Gol, e particulares da aviação aérea em geral.

Um dos fatores que mais impulsionaram esse movimento durante o período foi o início da operação de um novo voo para o estado de São Paulo, operado pela Gol desde outubro, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com a nova conexão, a companhia movimentou mais usuários no período: foram 80.361 passageiros transportados entre embarques e desembarques neste ano contra 62.955 em 2018. Além do voo diário para Guarulhos, a Gol oferece também outros dois horários com destino ao Aeroporto de Congonhas. Já a Azul é responsável pela conexão entre Caxias do Sul e Campinas. A companhia transportou 22,7 mil passageiros entre embarques e desembarques em 2019.

Além da oferta de um novo voo, a realização da Festa da Uva pode ter contribuído com o aumento no número de usuários do terminal. Somente em fevereiro e março deste ano, período de realização do evento, as duas companhias transportaram 39.428 passageiros. No mesmo período do ano passado, foram 27.990 viajantes que utilizaram a estrutura do aeroporto local.

“As passagens aéreas estão mais acessíveis saindo de Caxias e o passageiro sabe que tem a estrutura do aeroporto no planejamento da viagem. Em junho, por exemplo, tivemos apenas um único voo que alternou para Porto Alegre devido às más condições climáticas e isso tem se tornado cada vez mais uma exceção. Também comemoramos que a taxa de ocupação dos assentos nas aeronaves está entre 85% e 90%, um resultado bastante expressivo”, comentou o diretor do aeroporto, Maurício Loreto D’Avila.

Melhorias

O crescimento na movimentação de passageiros acompanha uma série de melhorias de infraestrutura que estão sendo realizadas no aeroporto. Uma delas é a instalação de uma cobertura na entrada do terminal, uma antiga reivindicação da comunidade aeroportuária. A estrutura facilitará o embarque dos passageiros nos táxis ou nos veículos particulares, por exemplo, e protegerá da chuva e do mau tempo. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos neste mês. Recentemente, os fiscais de pátio também foram contemplados com novos uniformes, com a identificação do aeroporto. O equipamento é refletivo e traz mais segurança ao profissional, principalmente à noite.

Nos últimos dois anos, o local recebeu também trabalhos de pintura na sinalização da pista de voo, painéis que informam os horários de chegada e partida das aeronaves, placas de identificação com padrão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), instalação de piso tátil e banheiro acessível para pessoas com deficiência e cursos de qualificação aos servidores.

Ainda de acordo com D’Avila, os investimentos em infraestrutura e o crescimento na movimentação de usuários contribuem para que novos voos possam ser pleiteados juntos às companhias aéreas. Ele lembra que, nesta semana, o governo do Estado reestruturou o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). O projeto flexibiliza as formas de operação pelas companhias aéreas ao permitir contratos comerciais com terceiros e reduz a alíquota sobre o combustível das aeronaves. “São medidas que dão um novo patamar para a aviação regional e que poderão ter reflexos na nossa cidade”, salientou o diretor, que afirma ainda que não há nenhuma proposta de ampliação de voos a curto prazo.

Investimentos

Além da cobertura externa, o Aeroporto Hugo Cantergiani terá um elevador para acesso ao segundo piso. Segundo D’Avila, a plataforma será fundamental para ampliar a acessibilidade do prédio. Há também a previsão de construção de banheiros na sala de desembarque. Também está em andamento o projeto para implementação de um novo sistema de monitoramento por câmeras no local, reforçando a segurança dos passageiros e funcionários do terminal.

Os investimentos em infraestrutura são capitaneados pelo Departamento Aeroportuário (DAP), órgão ligado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, que administra o terminal em convênio com a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Voos

O Aeroporto Hugo Cantergiani oferece quatro voos regulares das companhias aéreas Gol e Azul, com destino aos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campinas. O primeiro voo programado é para Congonhas, pela companhia Gol, com pouso às 10h45 e decolagem às 11h25. À tarde, é oferecido um voo a Guarulhos, com chegada às 13h45 e saída às 14h15, exceto às terças-feiras. Para Campinas, único oferecido pela companhia Azul, a aeronave pousa em Caxias às 15h30 e decola às 16h30. O último voo local é para Congonhas, com chegada na cidade às 18h45 e decolagem programada para 19h05.

Botão Voltar ao topo