NotíciasRio Grande do Sul

Sindilojas Caxias aprova pauta patronal

O Sindilojas Caxias se reuniu na terça-feira (2) em Assembleia Geral Extraordinária com as empresas integrantes da categoria e definiu o posicionamento que será levado pela Comissão de Negociação patronal ao sindicato laboral. Com a aprovação da pauta, os comerciantes autorizaram a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, a representar a categoria na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019-2020.

Legitimada pela Assembleia, a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, destacou a importância de buscar a adequação da Convenção Coletiva às regras trabalhistas atuais para que seja possível garantir segurança jurídica para ambos os lados: “É essencial que o consenso prevaleça para que a nossa negociação seja um alicerce para o próximo período de vigência e todos possam trabalhar com tranquilidade”, disse. Afinal, segundo ela, ao assegurar direitos e deveres com clareza os empresários vão se sentir amparados e os funcionários mais motivados ao trabalho, garantindo a movimentação da economia. Sobre o índice de reajuste, a proposta vai ser negociada dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), buscando a reposição do poder de compra do trabalhador.

Os assessores jurídicos Cesar Bisol e José Leonardo Meister apresentaram as pautas trazidas pelos sindicatos laborais de Caxias do Sul e Farroupilha, que foram analisadas pelos empresários presentes, e também a pauta patronal a ser negociada. Entre os itens a serem negociados, entram questões como o prazo de compensação do banco de horas, a ampliação da jornada de trabalho nos domingos e feriados de seis para oito horas, definição de uma média única (12 meses) para o pagamento do 13º Salário, fracionamento das férias conforme a Reforma Trabalhista, bem como a manutenção das cláusulas sociais.

No próximo encontro, que vai ocorrer na quarta-feira (10), na sede da entidade, haverá nova rodada de negociação tanto com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul quanto com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Farroupilha, já que a base territorial de representação do Sindilojas Caxias abrange o comércio varejista das cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, São Marcos e Antônio Prado.

Botão Voltar ao topo