NotíciasRio Grande do Sul

16 Cavalos que sofriam maus-tratos foram adotados em Pelotas

Após receberam cuidados na Hospedaria Municipal, os cavalos ganharam novos lares

Na tarde dessa terça-feira (9), a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), realizou a terceira edição do projeto Adoção de Cavalos. Ao todo, 16 animais ganharam novos lares, indo para propriedades espalhadas por toda a região. Todos os equinos foram recolhidos pela Prefeitura, através do serviço de Apreensão de Animais da Ssui.

Após serem retirados das ruas, os equinos vão para a Hospedaria Municipal de Grandes Animais, onde recebem tratamento veterinário, são chipados, vermifugados e tosados. Conforme exigência da Secretaria Estadual de Agricultura para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), os novos donos deverão realizar exames para identificação de anemia infecciosa e mormo, sendo que a Prefeitura se responsabiliza pela coleta do sangue.

Fiscalização

A partir de agora, todos os meses a Prefeitura realizará fiscalizações surpresas nas propriedades para onde os cavalos forem levados, com o objetivo de garantir que os dados passados pelos adotantes sejam verdadeiros. A ação será realizada uma vez por mês, de forma aleatória, sendo que irregularidades serão punidas.

A Hospedaria

A Hospedaria de Grandes Animais é gerenciada pela Ssui. Os animais, após serem recolhidos da rua, recebem tratamento veterinário e cuidados. Durante 30 dias, se o dono do cavalo aparecer terá de pagar multa no valor de uma Unidade de Referência Municipal (URM), equivalente a R$ 108,84, para realizar a sua retirada. Até lá, os equinos permanecem no local, consumindo em média 3,5 mil quilos de ração por mês – média de quatro quilos diários por animal -, além de alfafa e pasto.

Para adotar

Os interessados em participar das adoções devem comparecer na sede da Hospedaria de Grandes Animais, às margens da BR-392 – próximo ao Canil Municipal —, das 13h45min às 17h, portando um documento de identificação com foto e o talão de produtor rural, e realizar o cadastro. A condição é que os cavalos permaneçam no campo, uma vez que na cidade correm mais riscos de exposição a maus-tratos e condições de moradia inadequadas. Mais informações pelo telefone 3271-9244.

Denúncias

Denúncias de cavalos soltos na rua ou que estejam recebendo maus-tratos podem ser feitas à Ssui pelo telefone (53) 3271-9244; à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), pelo 3227-1642, ou à 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone 3309-5380.

Botão Voltar ao topo