NotíciasRio Grande do Sul

Horta Comunitária é revitalizada em Caxias do Sul

Trabalho foi realizado pela Smapa em parceria com Smosp e Semma

Os moradores da região do Vila Ipê e do Colina do Sol já contam com uma Horta Comunitária revitalizada. A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), realizou melhorias no local em parceria com as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Smosp) e do Meio Ambiente (Semma). O objetivo foi organizar e readequar os canteiros, melhorando a qualidade do solo e aumentando a produtividade das hortas. Também foi feita a limpeza do terreno, que possui mais de quatro hectares.

A Smapa disponibilizou arado, grade e encanteirador, preparando o solo. Já a Smosp fez a calçada e o calçamento da Rua das Andorinhas, enquanto a Semma concedeu o resíduo de poda compostada para as plantações. “As hortas comunitárias fazem parte de um projeto muito bonito que possibilita não apenas cultivar a terra, mas também ter um local de convívio social. A revitalização facilitará o trabalho das famílias cadastradas”, enalteceu Ramon Sirtoli, diretor executivo da Smapa.
Cristina Pereira da Silva, 64 anos, moradora do Canyon, planta feijão, folhosas e milho. “Ficou muito bom, assim está melhor para a gente trabalhar. Essa horta é muito importante para plantarmos as culturas e termos uma vida mais saudável”, destacou. Já Eva Claudino Severino, 67, mora no Colina do Sol, e tem plantações de couve, cebola e batata-doce, entre outros. “A horta tem muita importância para mim, pois nós plantamos a nossa própria comida e sabemos a procedência dos produtos. Essa revitalização nos ajudará bastante”, contou. Alface, couve-flor e beterraba são as culturas mais plantadas pela comunidade.

“Com a revitalização desta área pública, os usuários terão o acesso ao serviço facilitado e terras mais produtivas. Desse modo, poderão plantar mais verduras e legumes, beneficiando a saúde e sua situação econômica, já que não necessitam comprar esses produtos nos mercados”, enfatizou Sirtoli. A área contemplada pela revitalização pertence à prefeitura.

Atualmente, o programa auxilia 60 famílias em seis áreas de cultivo em Caxias do Sul. O objetivo é resgatar a troca de conhecimento entre as pessoas e as comunidades, estimulando a adoção de hábitos saudáveis e promovendo a segurança alimentar e nutricional das famílias, além de gerar renda.

Para participar da horta, as pessoas em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar devem entrar em contato com a Gerência de Segurança Alimentar da Smapa pelo telefone (54) 3211.5943 ou diretamente nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da prefeitura.

Botão Voltar ao topo