NotíciasRio Grande do Sul

Alunos de São Leopoldo são selecionados para festival de cinema no Uruguai

O incentivo à produção de audiovisual tem dado bons resultados a São Leopoldo. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor João Carlos Von Hohendorff teve três curtas-metragens selecionados para a 9ª edição do Festival de Cine Estudantil (FENACIES) no Uruguai. “Ter um filme selecionando para esse festival causa impacto na trajetória do projeto. É o reflexo da maturidade de um trabalho que propõe a comunicação em diversas linguagens, entre elas a cinematográfica”, destacou a professora da rede municipal e orientadora dos estudantes, Luciana Ramos. O FENACIES recebeu mais de 400 curtas de diversos países e ocorre em Montevidéu, Uruguai, de 2 a 8 de setembro.

Os curtas selecionados foram: O Diário Mágico (2017), Bolados (2018) e O Lugar Certo (2018) com orientação da Luciana e da professora Cristina Lemos. A escola trabalha há dez anos a produção audiovisual no contraturno escolar e em propostas de sala de aula, através do projeto EH_Produções. “O projeto é aberto, com estudantes de 2º a 8º ano. O objetivo maior é a produção de curtas, mas trabalhamos com os alunos a comunicação e a produção de conteúdo em contexto de cultura digital”, disse Luciana.

Só em 2018 a EMEF produziu 18 curtas, tendo 100 curtas publicados no canal do YouTube da escola. Também, a escola, durante os anos, já participou de vários festivais de cinema de diferentes lugares, entre eles estão: Educavídeo de Gramado, Festival Primeiro Filme (do cineasta Carlos Gerbase), Festival Curta 5 em Vitória da Conquista, Bahia, e muito mais.

Agora, a escola busca recursos para poder levar os estudantes ao Festival. “A ideia é levar os alunos, visto que é uma produção deles, porém, não sabemos se vamos conseguir, pois a escola não tem recursos, nem os alunos. Estamos em busca de apoio”, concluiu a professora. A escola fica localizada na rua Antônio José Pereira Filho, 132, Parque Itapema, bairro Scharlau e quem quiser contribuir pode entrar em contato com a escola pelo telefone 220000893.

Botão Voltar ao topo