GastronomiaNotíciasRio Grande do Sul

Arte de Empreender promove curso de Biscoitos e Salgados em Vila Cristina

Dez alunos participaram da capacitação que encerrou nesta sexta-feira (26/07)

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) de Caxias do Sul promoveu mais um curso do programa Arte de Empreender, dessa vez no distrito de Vila Cristina. Dez alunos participaram da capacitação de 16 horas, que ocorreu nos dias 25 e 26/07, no restaurante Famiglia Pezzi. O curso foi oferecido em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural (Sindrural).

Na oportunidade foram trabalhados os princípios básicos para a confecção dos alimentos, desde as boas práticas de higiene na cozinha, os utensílios e ingredientes, uso do forno, e o preparo das massas de biscoitos e salgados como pizzas, empadas, pão de queijo e pastéis. Um dos objetivos do curso é trabalhar com ingredientes diversificados, como a farinha de milho e a farinha integral, além de recheios vegetarianos para os salgados e preparos tradicionais. Para a instrutora Joelma de Fátima Rodrigues da Silva, do Senar, a turma se saiu muito bem. “A maioria deles já tinha a prática de cozinha, então foram alunos muito bons. Eles são disciplinados e dedicados, conseguiram executar as receitas perfeitamente”, elogia.

Patrícia Cavalli, coordenadora do Arte de Empreender, explica que o curso foi uma solicitação dos próprios moradores de Vila Cristina. “Nós nos reunimos com lideranças dos distritos e regiões administrativas para identificar que tipo de capacitações eles gostariam de ter. Em Vila Cristina, houve um interesse pelos cursos de culinária, a fim de aperfeiçoar a gastronomia local e atender melhor os turistas e visitantes, especialmente na época das romarias de Caravaggio”. Além disso, outro pedido dos moradores do interior que foi atendido foi a diminuição das turmas. “Nos anos anteriores haviam turmas maiores, chegando a 20 ou 30 alunos. Isso foi algo que os próprios participantes pediram que mudássemos, pois ficava difícil para os professores darem atenção individual a todos, já que são capacitações bastante práticas. Agora, são sempre cerca de 10 alunos, mas a qualidade do aprendizado deles é maior”, salienta Patrícia.

Josiele de Lima de Mattos, 29 anos, aprovou a capacitação. “Aprendi diversas técnicas diferentes, foi bem interessante para aperfeiçoar os conhecimentos que já tínhamos e adquirir novas habilidades. A minha ideia era aprender para fazer os biscoitos e salgados em casa para a família, mas se surgir uma oportunidade de trabalho na área, já tenho como começar”, explica a monitora de uma escola infantil. Já Carla Scariot Stragliotto buscou o curso como uma capacitação profissional. “Eu já trabalho com telentrega de lanches há alguns anos e agora estou abrindo um novo estabelecimento, um café colonial. A instrutora nos deu várias dicas e aprendi técnicas que vão ser muito úteis no meu negócio”, salienta a empresária de 39 anos.

Arte de Empreender

Destinado às comunidades dos distritos e de quatro regiões administrativas de Caxias do Sul, o programa Arte de Empreender tem como objetivo despertar atitudes empreendedoras por meio de ações como oficinas de empreendedorismo e profissionalizantes, visitas técnicas, palestras e feiras. Mais informações pelo telefone (54) 3218.6000, ramal 6489.

Botão Voltar ao topo