GastronomiaNotíciasRio Grande do Sul

Especialistas avaliam mais de 160 amostras de vinho e sucos de uva em Caxias do Sul

Análise sensorial de concurso promovido pela Smapa e Revinsul encerrou nesta quinta-feira (25/07)

As avaliações sensoriais do XXII Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul enceraram nesta quinta-feira (25/07). Esta etapa teve duração de três dias e contou com a análise de 21 enólogos para avaliar 267 amostras de 34 vinícolas inscritas. O concurso está sendo promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul).

“Com a avaliação percebemos que os produtores estão tendo um incremento de tecnologia na elaboração dentro da cantina. Infelizmente as chuvas atrapalharam um pouco a safra deste ano, mas ainda foi uma safra muito boa para produção de algumas variedades”, analisou a enóloga Mayara Machado Dias.
Já o avaliador Eduardo Arbugeri foi surpreendido. “Há uma manutenção no padrão dos vinhos em relação a 2018. Em algumas categorias atingimos uma melhora significativa. Se fizermos um comparativo com outros anos, a evolução é muito perceptível, temos um salto em qualidade. Estou surpreso positivamente com os vinhos”, avaliou.

A próxima etapa é uma análise químico-física, que ocorre de 29 de julho a 02 de agosto. O concurso permite às vinícolas elevar o nível de seus produtos, uma vez que passam por uma avaliação detalhada sobre seus aspectos técnicos como intensidade aromática e o gosto afinado. O objetivo do evento é fomentar os vinhos caxienses e mensurar suas qualidades.

Cerca de 50 amostras serão premiadas em sete categorias: tinto, branco e rosado de mesa; branco e tinto vinífera; tinto vinífera engarrafado e suco de uva. Os vencedores serão conhecidos durante um jantar em 31 de agosto, na comunidade de Conceição da Linha Feijó. Mais informações pelo telefone (54) 3290.3800 ou diretamente na Smapa, na rua Moreira César, 1686, bairro Pio X, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Botão Voltar ao topo