NotíciasRio Grande do Sul

2ª Feira de Artesanato do Pampa acontece em Bagé

A 2ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa será realizada, de 1º a 4 de agosto de 2019, das 14h às 22h, no Centro Cultural Auxiliadora, em Bagé. O evento é uma promoção da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Bagé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Começa nesta quarta-feira, 31 de julho, a montagem do evento. Ao todo, 74 artesãos irão expor e comercializar seus produtos na feira. De acordo com a coordenadora do PGA, Marlene Garcia, haverá grande diversidade de peças de couro e de tecelagem na feira. Outro destaque, segundo o coordenador da Agência FGTAS/Sine de Bagé, Marcelo Nalério, serão os produtos típicos do Pampa, que utilizam técnicas com lã e madeira.

O evento reunirá artesãos de 20 municípios gaúchos: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Eldorado do Sul, Campo Bom, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Pinheiro Machado, Alegrete, Santana do Livramento, Rosário do Sul e Santa Maria.

Programa Gaúcho do Artesanato

A região de abrangência da feira, que envolve os municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, conta com 1.111 artesãos cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). Desse total, 71,3% são mulheres e 53,8% auferem renda de até três salários mínimos com artesanato.

Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Botão Voltar ao topo