NotíciasRio Grande do Sul

Mudas de árvores nativas são plantadas no Centro de Novo Hamburgo

Na etapa final das obras de revitalização do Centro de Novo Hamburgo estão sendo plantadas 65 mudas de árvores nativas nas ruas Joaquim Nabuco, Lima e Silva, Cidade de Atlântida, Cinco de Abril, além da Praça do Imigrante. O projeto de arborização, acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prevê o dobro de árvores que foram retiradas em função da obra. Aquelas que representavam algum perigo no futuro, seja com a rede elétrica, risco para as casas ou nas calçadas estão sendo substituídas por árvores nativas de menor porte.

As espécies nativas são mais adaptadas às nossas condições ambientais e por isso mais resistentes; são fontes de alimento e abrigo para muitas espécies animais e proporcionam o resgate da nossa biodiversidade. Já muitas exóticas possuem comportamento agressivo, se dispersam facilmente, competem com as nativas e são menos atrativas para a fauna local. É o caso das árvores centenárias “ficus elástica ou falsa-seringueira” que estão ao lado do receptivo turístico, porém, em respeito ao tempo que estão na praça a decisão foi por mantê-las.

As obras são executadas pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Botão Voltar ao topo