Cidades do RSRio Grande do Sul

Cachoeirinha tem novo reforço na segurança pública

Cachoeirinha passa a contar com um novo reforço na segurança pública: o grupamento de Rondas Ostensivas Municipais Urbanas (ROMU). O objetivo é atuar na análise dos dados de segurança no apoio às ações da Guarda Municipal. “O grupamento trabalhará diretamente com dados estatísticos para inibir vandalismos, furtos, roubos em prédios públicos, parques e praças, além de colaborar com outros órgãos de segurança pública”, lembra o prefeito Miki Breier.

O grupamento especializado será diferenciado através do fardamento, que tem o azul como cor predominante. Foram adquiridos 15 novos uniformes que, segundo o chefe da Guarda, Jonas Silva, vão ajudar à população na identificação dos agentes de segurança na cidade. “A diferença na cor do uniforme, que será azul digital, possibilitará a população reconhecer o grupamento diferenciado”, afirma.

O intuito do grupo é atender todas as demandas e necessidades de serviços da Secretaria de Segurança e Mobilidade e pode ser acionado 24 horas por dia através do 153 do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). “O grupamento foi criado com guardas voluntários dispostos a desempenhar suas atribuições conforme a escala de serviço diária e se precisar uma escala especial para ajudar a comunidade”, diz o chefe.

O Grupamento ROMU já está atuando integrado às ações:

– Operação integrada Municipal: Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros participam com intuito de diminuir crimes;
– Operação Trabalhador – Segurança na Madruga: tem como objetivo identificar indivíduos suspeitos e colaborar como Grupamento Operacional;
– Operação Integrada com Canoas;
– Eventos do município com grande público.

Botão Voltar ao topo