NotíciasRio Grande do Sul

Ministro visita obras de duplicação da BR-116/RS

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitou, nesta sexta-feira (2), as obras de duplicação de trechos da BR-116 (Guaíba-Pelotas). As intervenções são realizadas pelo Exército e estão bastante avançadas, com 70% de duplicação finalizada. No próximo dia 12, o presidente Jair Bolsonaro também realiza visita às obras.

A BR-116/RS é estratégica e interliga Porto Alegre às principais regiões gaúchas, além de ser a principal via de acesso ao Porto do Rio Grande, importante corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul. No total, a pasta prevê a duplicação de 235 km da rodovia até o fim de 2021 ­– investimento orçado em R$ 1,6 bilhão. Os primeiros 47 km serão liberados ainda neste semestre e beneficiam diretamente 12 municípios gaúchos.

O empreendimento é executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e está dividido em nove lotes. Além de reduzir acidentes, aumenta a capacidade de tráfego, facilita o escoamento da produção, permite maior desenvolvimento econômico e incentiva o turismo local.

PONTE DO RIO GUAÍBA – O ministro também mencionou as obras dos 2,9 km da nova Ponte do Rio Guaíba e dos 9,4 km de acessos, que estão 80% concluídas. Orçado em R$ 757,4 milhões, o empreendimento tem previsão de conclusão até o 1º semestre do próximo ano. Entre os principais benefícios estão redução de congestionamentos, melhoria na segurança e na trafegabilidade na Região Metropolitana de Porto Alegre e maior fluidez na ligação da capital gaúcha com as regiões oeste e sul do Estado, inclusive com o Porto do Rio Grande.

OUTRAS OBRAS – O ministro também visitou as obras do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, concedido à iniciativa privada. Além disso, Freitas falou sobre a dragagem do Porto do Rio Grande, que deve ser concluída em dois meses.

Botão Voltar ao topo