NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas cuida da saúde vocal dos professores municipais

Projeto busca orientar profissionais da Educação para que façam o uso correto da voz. Mais de 200 servidores já foram alcançados pela iniciativa

Pensando em cuidar de um dos principais instrumentos de trabalho dos profissionais da Educação do Município, a Prefeitura realiza uma série de encontros com os servidores para orientar sobre o uso correto da voz e evitar que surjam problemas ocasionados pela prática profissional. Cerca de 200 servidores já foram alcançados pelo projeto do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, vinculado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh).

“Nosso objetivo é levar esse conhecimento a todos os profissionais da Educação que utilizam a voz como ferramenta de trabalho e mapear as necessidades relacionadas a problemas gerados pelo ofício”, explicou a técnica em Segurança do Trabalho da Sarh, Denise Dobke, ressaltando que a Secretaria organizará oficinas específicas para este público, a fim de fortalecer os exercícios vocais.

O quarto encontro ocorreu na sexta-feira (2) e reuniu mais de 70 professores, auxiliares e coordenadores de escolas públicas, particulares e assistenciais. A atividade integrou uma das etapas do 10º curso Temáticas e Boas Práticas da Educação Infantil, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Para o grupo, a fonoaudióloga do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Sul (Cerest Macrosul), Rita Signor, salientou a importância do autoconhecimento para os profissionais dominarem os seus próprios limites.

As vantagens de um aquecimento vocal também foram ressaltadas aos professores, como a estimulação à respiração adequada e o favorecimento de uma melhor qualidade vocal. Beber água, em pequenos goles e em temperatura ambiente, enquanto estiver falando, evitar gritar e fumar foram algumas das instruções repassadas pela fonoaudióloga durante o encontro. O técnico em segurança do trabalho da Sarh, Murilo Garcia, e as supervisoras da Educação Infantil da Smed, Fernanda Santos e Queler Mesck, também foram responsáveis pelo evento.

Botão Voltar ao topo