NotíciasRio Grande do Sul

Luísa e Jader venceram o Festival de Música de São Leopoldo

Luísa Gonçalves, 31 anos e Jader Pes JP, 33, venceram dia 27 de julho, o Festival de Música de São Leopoldo – Uma canção para o Rio dos Sinos. Todos os sons, todos os ritmos” , na final realizada na São Leopoldo Fest. Ela premiada em duas categorias “Melhor Música” e “Voto Popular”, com Do Balacobaco; ele, com a música Rio dos Sinos te deixaremos viver, venceu na categoria “Melhor Música Tema Ambiental”.

Luísa, Jader e outros seis artistas locais concorreram à final após quatro classificatórias regionais e quatro classificatórias com voto popular.

“Quis retratar a realidade, as dificuldades, o dia a dia da degradação do meio ambiente e da falta de conscientização das pessoas. Lembrei da mortandade de peixes anos atrás e do impacto que causou ao nosso rio”, conta Jader sobre sua música. Já, Luísa, falou sobre o preconceito, a discriminação à mulher e como resposta a isso, o empoderamento. “Do Balacobaco fala do que as mulheres enfrentam na sociedade, do que já ouvi e já passei”, explica.

Sobre o festival, os dois consideram uma excelente iniciativa para mostrar que a cultura está viva na cidade e para valorizar os artistas locais. ”O festival foi uma vitrine e envolveu a participação popular, o que é mais importante para o artista. Vivemos um momento de estagnação, os espaços para tocar são reduzidos e editais exigem trabalhos gravados, o que nos impede de participar de muitos eventos. Com o resultado do festival isso facilita”, disse Luísa, que já investiu o valor do prêmio na gravação de um EP, com quatro músicas. No palco, Luísa foi acompanhada pela banda formada por Fredi Bessa (guitarra), Cíntia Rodrigues (backing vocal),José Baronio (baixo), Daniel de Carvalho (bateria), Leandro Benites e Amanda Flóis (percussão).

Para Jader, que já tem um CD gravado e costuma tocar em bares e eventos na região, o festival foi mais um incentivo para seguir trabalhando com a música. ”O festival teve um bom alcance e envolvimento de todos. Foi incrível que mesmo concorrendo, todos os músicos se apoiaram, ajudaram uns aos outros. O clima foi maravilhoso”, disse. Jader dividiu o sucesso no festival com a banda formada por Mateus Elias (voz e acordeon), Márcio Andrade (contrabaixo) e Ricardo Carvalho (bateria).

O festival, uma realização da Prefeitura através do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Secretaria Municipal da Cultura e Relações Internacionais (Secult), foi criado para valorizar a produção musical local e a conscientização ambiental. Trinta músicas inscritas, 20 selecionadas e oito finalistas, apresentaram ao longo do festival o que o festival pedia; todos os ritmos, todos os sons.

Botão Voltar ao topo