NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: SMTTM promove segurança no trânsito na Escola Castelo Branco

Ações servirão como incentivo para a realização de projetos durante a Semana Nacional e Municipal do Trânsito

Cerca de 350 alunos e professores da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Caxias do Sul, foram envolvidos em uma aula especial nesta semana. Agentes da Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), realizaram ações educativas e palestras com a temática da segurança no trânsito para sete turmas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da instituição na última quarta-feira (07/08).

As ações contaram com a participação de crianças e jovens do 1º, 2º, 5º, 7º e 9º ano e de duas turmas da Educação Infantil. Para os pequenos, foram realizadas atividades com placas ilustrativas que mostram situações do dia a dia no trânsito. Os agentes também aproveitaram para incentivar atitudes positivas dos pequenos, seja como passageiros, pedestres ou futuros condutores. Outro destaque foi em relação ao transporte seguro, por meio de cadeirinhas ou assentos de elevação, e a importância do cinto de segurança no banco dianteiro e traseiro dos veículos.

Com os adolescentes, uma gincana foi montada dentro da sala de aula. Divididos em grupos, os estudantes foram convidados a girar um dado colorido, que indicava se o desafio proposto seria por meio da produção de um desenho, com gestos em forma de mímicas, ou responder a perguntas de um quiz temático. Também foi realizada uma palestra com a temática do trânsito e da cidadania.

O objetivo das ações da EPT é incentivar os alunos a organizarem projetos na escola para serem apresentados durante a Semana Nacional e Municipal do Trânsito em setembro. Além das atividades de educação, os fiscais da SMTTM realizaram em junho deste ano um diagnóstico da situação do tráfego de veículos e de pedestres no entorno da escola e acompanharam a entrada e a saída dos estudantes.

Botão Voltar ao topo