NotíciasRio Grande do Sul

UFPel completa 50 anos de história como referência em Pelotas

Na quarta-feira (8), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completou seus 50 anos e a noite foi dedicada a comemorar a história da instituição, no auditório lotado da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem). A cerimônia do evento contou com homenagens a 50 servidores, entre professores e técnicos administrativos.

O evento teve como sede o mais antigo câmpus da UFPel, criado há 136 anos no município vizinho de Capão do Leão, mostrando a grande importância da instituição para as duas cidades em que se encontra, bem como toda a Zona Sul do Estado. Em Pelotas, a UFPel é responsável pelos atendimentos 100% SUS do Hospital-Escola e dos ambulatórios da Faculdade de Odontologia, bem como cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Universidade de Pelotas, 50 anos – Fotos: Michel Corvello

“A Universidade Federal de Pelotas é nossa grande parceira, através dos atendimentos em saúde e na educação, também na economia e no desenvolvimento. Em todos os sentidos a universidade vem dando sua contribuição e é muito importante para a região que ela esteja aqui”, enfatizou Idemar Barz, prefeito em exercício de Pelotas.

Fundada em 8 de agosto de 1969, atualmente tem 92 graduações presenciais e cinco a distância, 27 especializações, 44 mestrados e 27 doutorados, que a cada semestre atraem mais de 18 mil estudantes, não só do município, mas de todas as regiões do Brasil e de outros países. Além disso, a UFPel emprega 2,5 mil servidores e abre 1,5 mil postos de trabalho terceirizados. Os investimentos da instituição injetam na economia R$ 600 milhões anuais e a presença dos alunos movimenta diretamente o comércio e setor de serviços.

O reitor Pedro Curi Hallal enfatizou ainda que a universidade foi criada na diferença, sua principal característica. Ao longo de décadas, englobou cursos centenários e fixou suas raízes em Pelotas e Capão do Leão, com foco em ensino, pesquisa, extensão e inovação, voltados ao benefício das duas comunidades. Para os próximos 50 anos, o reitor espera uma UFPel cada vez mais democrática e conectada com a população, levando o conhecimento para além dos muros da cada câmpus.

O secretário interino de Saúde, Leandro Thurow, prestigiou a comemoração, assim como o prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco, deputados estaduais, reitores das instituições de ensino da Zona Sul, vereadores e demais lideranças regionais.

Botão Voltar ao topo