NotíciasRio Grande do Sul

Avenida São Leopoldo recebe os últimos ajustes em Caxias do Sul

Implantação de semáforos, melhorias no passeio público e na sinalização estão sendo realizados na via

A Prefeitura de Caxias do Sul executa nesta semana os últimos ajustes antes de concluir as obras de mobilidade na avenida São Leopoldo. Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), responsável pelo investimento, estão trabalhando na implantação de um conjunto de semáforos na esquina com a rua Emanuel Boniatti e na finalização dos serviços de sinalização ao longo do trecho. Ao mesmo tempo, funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) realizam melhorias no passeio público para facilitar o trânsito de pedestres.

O propósito das sinaleiras é contribuir com a circulação no cruzamento com a Emanuel Boniatti, em um trecho próximo de duas escolas e de outros estabelecimentos no bairro São Leopoldo. Haverá tempo exclusivo para a travessia de pedestres, ferramenta disponível após o acionamento da botoeira. Os semáforos também terão contadores digitais regressivos, em mais uma ação da SMTTM para reforçar a segurança de quem está a pé. Os equipamentos estão em fase inicial de instalação e a previsão é que o serviço seja concluído até o final desta semana. Após, as sinaleiras aguardarão a realização de trabalhos de sinalização antes de entrarem em operação.

Além disso, o passeio público no local está recebendo melhorias para contribuir com a circulação de quem está a pé. Os trabalhos consistem na adequação de um muro para permitir a mobilidade de pessoas com deficiência que usam a cadeira de rodas para se locomover. No outro lado da via, será executada também uma rampa de acessibilidade. A previsão da Codeca é que os trabalhos sigam pelos próximos 10 dias.

Em relação à sinalização, a São Leopoldo recebeu pintura das faixas de separação das vias, das pistas, instalação de tachões e de faixas de pedestres e retenção. Restam apenas marcações de orientações no pavimento, como setas e legendas. As melhorias compreendem o trecho entre a Sarmento Leite e a avenida Ruben Bento Alves, somando 1,3 quilômetro. O serviço de sinalização deverá avançar com a conclusão da implantação dos semáforos e do investimento no passeio público.

O titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, ressalta que a pavimentação no trecho foi concluída em pouco mais de três meses de obras e priorizada pela administração municipal para que a circulação da comunidade não fosse prejudicada. “A São Leopoldo é uma rota estratégica da nossa cidade e esse investimento permite melhorias no local. Também estamos investindo na circulação de pedestres, com novos pontos de travessia com semáforos e de reforço nas faixas de pedestres”, explica.

Melhorias

A obra na São Leopoldo corrigiu problemas estruturais na via e elevou as condições de trafegabilidade no trecho. Os buracos e os locais onde o asfalto estava fissurado (com rachaduras) foram substituídos por nova pavimentação, acompanhada de serviços de drenagem, para melhor escoamento da água da chuva, além da sinalização com pintura e instalação de novas placas de trânsito. As obras foram realizadas pela empresa Encopav Engenharia, vencedora da licitação.

O trecho é uma das principais rotas de visitantes de cidades como Gramado, Nova Petrópolis e Vale dos Sinos, que chegam a Caxias do Sul pela BR-116. Além disso, também é utilizado como itinerário de diversas linhas do transporte coletivo urbano. O investimento é de R$ 1.697.478,90, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.

Botão Voltar ao topo