NotíciasRio Grande do Sul

Apresentado Plano de Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo

Pensar em uma cidade sustentável, priorizando o deslocamento não motorizado e colocando o pedestre como protagonista, além de valorizar o transporte coletivo. Estes foram os pontos de partida para pensar o Plano de Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, que foi apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 14, na Casa das Artes, no Centro.

A representante da Idom Planmob, empresa contratada pela Prefeitura Municipal para a elaboração do Plano, a arquiteta Rebeca Vieira de Melo, apresentou todas as etapas do trabalho, incluindo etapas de pesquisa, coleta de dados feita no município, que foi necessária para compreender este processo de deslocamento da população hamburguense, bem como o diagnóstico e propostas para melhorar a mobilidade na cidade nos próximos anos.

O levantamento de dados iniciou no fim do mês de julho de 2018 e analisou parâmetros como fluxo de carros, pedestres, ciclistas, trens, ônibus, tempo semafórico, rotatividade nos estacionamentos e a observação de entrada e saída de veículos da cidade, além de entrevistar a população. “É um plano muito rico e foi construído em conjunto com a comunidade”, afirmou Rebeca. Novo Hamburgo tem uma frota de 104.331 veículos, o que representa 64,4% de volume do trânsito. E, cerca 88,8% da população, se desloca dentro da cidade, geralmente para trabalho e estudo.

Entre as propostas apresentadas no Plano de Mobilidade estão a criação da Zona 30 no Centro (veículos deverão trafegar com uma velocidade máxima de 30 km/h), reorganização do tráfego na área central e em Hamburgo Velho, a padronização e readequação dos passeis públicos, modernização dos semáforos e reorganização do tempo semafórico nas vias de grande fluxo de pedestres e/ou carros, criação de rede cicloviária de 73 quilômetros, implantação de estacionamentos para bicicletas e de bicicletas elétricas compartilhadas, alargamento de vias, readequação de linhas de ônibus, ações educativas, entre outras.

“É uma implantação que vai ocorrer aos poucos. Tudo isso foi pensando para melhorar a qualidade de nossa cidade para os munícipes. Este é um momento importante para o município”, falou a prefeita Fátima Daudt, que prestigiou a apresentação.

Além da prefeita, participaram do evento a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Roberta Gomes de Oliveira, secretário de Obras Públicas, Raizer Ferreira, e o secretário de Segurança, General Roberto Jughton, além de técnicos da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), servidores e a imprensa.

“O plano atendeu uma exigência da Lei Federal 12.587 do ano 2012. A comunidade compareceu e participou com questionamentos e também com sugestões. Estamos caminhando para ser uma cidade preparada no futuro. Que, a partir dessas propostas, as futuras gerações tenham uma Novo Hamburgo melhor!”, ressaltou a titular da Seduh, Roberta Gomes de Oliveira.

O Plano de Mobilidade será enviado como minuta de projeto de lei para a Câmara de Vereadores. O consórcio Idom Planmob foi contratado dentro do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) de Novo Hamburgo, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Botão Voltar ao topo