NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura derruba liminar que impedia Caxias do Sul de ingressar na Região das Hortênsias

Decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi lavrada na última terça-feira

A Prefeitura de Caxias do Sul derrubou a liminar que impedia a alteração da região turística de Caxias do Sul para a Região das Hortênsias. A decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) foi lavrada na última terça-feira (13/08) e respalda a intenção do Município de realizar a mudança dentro do Mapa do Turismo Brasileiro.

O processo havia sido ingressado pela Procuradoria-Geral do Município contra à iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para manter Caxias do Sul na Região Uva e Vinho.

A decisão foi justificada pelo desembargador Eduardo Uhlein.

“A simples alteração da região turística a que pertence o ente federado não se afigura dependente de aprovação legislativa anterior. (…) Ademais, tampouco vislumbro que a simples alteração da região turística do Município possa ter o condão de comprometer a identidade histórico-cultural da cidade”, afirma.
O documento ainda traz a definição de região turística, de acordo com o Ministério do Turismo. “É o espaço geográfico que apresenta características e potencialidade similares e complementares, capazes de serem articuladas e que definem um território, delimitado para fins de planejamento e gestão”. O desembargador também complementa:

“A liminar não se mostra justificável e eventuais prejuízos decorrentes da prática do ato – se se revelar efetivamente ilegal e lesivo – serão ressarcidos por seus responsáveis”.
“Recorremos por entender que a liminar que suspendeu o ingresso de Caxias do Sul foi injusta. E, felizmente, tivemos sucesso. Agora faremos os encaminhamentos necessários para que a alteração de região turística seja realizada”, completou a Procuradora-Geral do Município, Dra. Cássia Kuhn.

A Prefeitura de Caxias do Sul já está tomando as providências junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo e ao Ministério do Turismo para a concretização da medida.

Botão Voltar ao topo