NotíciasRio Grande do Sul

22º edição do Canta Caxias inicia segunda-feira

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), em parceria com regentes e diretores de coros de Caxias do Sul, promove, na próxima segunda-feira (19), a 22ª edição do Canta Caxias. A apresentação de estreia acontece às 20h, na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás. O grupo Vocal Ampliatto e a classe de regência abrem a série de espetáculos musicais, que vai até dia 29 de agosto. A entrada é gratuita.

Nos repertórios, clássicos de Chico Buarque, Lenine, Arnaldo Antunes, entre outros. O Canta Caxias é o maior encontro do gênero promovido no estado e tem o objetivo de integrar grupos desse segmento e que trabalham com repertório variado (sacro, folclórico popular e obras compostas para coro).

“O projeto tem por finalidade proporcionar o intercâmbio cultural entre os diferentes coros da cidade (masculinos, femininos, mistos e infantis), estreitando laços e difundindo o trabalho realizado. A adesão ao projeto aumentou em comparação ao ano passado: em 2019, participam 28 grupos; e, em 2018, foram 20”, explicou o regente do Coro Municipal, Renato Filippini.
O Canta Caxias é uma excelente oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido pelos corais da cidade. Estão previstas para acontecer oito apresentações gratuitas na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto.

Programação

19 — segunda-feira — 20h
Vocal Ampliatto — Grupo de Prática de Canto Classe de Regência

21 — quarta-feira — 20h
Coral Afinidades
Grupo de Canto Vozes do Sul
Coral São Bráz

22 — quinta-feira — 20h
Espelho Sonoro
Coral Vivere
Coral São Bráz
Coro de Adultos Instituto Crandon

23 — sexta-feira — 20h
Coral Típico Italiano Ana Rech
Coral Cristo Redentor
Coro Juvenil da Fundação Marcopolo
Coro FSG

24 — sábado — 16h
Vocal Infanto Juvenil Aldo Locatelli
Coral Infantil SJB – Colégio São João Batista
Coral Infanto-juvenil Florescer
Coro Cênico Encanta

27 — terça-feira — 20h
Coro em Si (Sindiserv)
Coral Nova Trento — Caxias
Coral Radize D’Italia
Vocal Enquanto Cantarmos

28 — quarta-feira — 20h
Coral Jesus de Nazaré
Coro Expressões da Serra
Coro Juvenil Unimed
Vocal Aldo Locatelli

29 — quinta-feira — 20h
Coro Vozes da Casa
Coro Adulto Unimed de Caxias do Sul
Coro Municipal de Caxias do Sul

Classe de Regência

A Classe de Regência é um projeto do Coro Municipal de Caxias do Sul, com apoio da SMC. São encontros que acontecem aos sábados, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, com direção do Maestro Renato Filippini. O projeto é aberto a maestros e aspirantes que buscam conhecimentos e aprimoramentos técnicos de regência, além de fóruns para discutir resolução de problemas em seus grupos.

O objetivo do projeto é também melhorar a performance dos coros caxienses no que diz respeito à escolha de repertório, educação musical dos cantores e noções de interpretação musical.

Botão Voltar ao topo