NotíciasRio Grande do Sul

Semma resgata 29 aves silvestres em Caxias do Sul

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) apreendeu 29 aves silvestres no Travessão Vitor Emanuel, no bairro Vila Ipê, na tarde desta quarta-feira (21/08). A ação foi uma parceria com a Patrulha Ambiental (Patram) e resultou no recolhimento de espécies canários da terra, trinca ferro, pintassilgo e azulão.

“Essa ação é originária de denúncias que foram repassadas ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, então fomos verificar a situação e as condições dos animais silvestres. Neste caso, como eles estavam desprovidos de autorização do órgão ambiental competente, tiveram que ser recolhidos”, explicou o diretor em exercício do Departamento, Paulo Cesar dos Santos.


As aves que apresentarem condições para voltar ao habitat serão imediatamente soltas e as demais vão ser encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O responsável responderá por crime ambiental previsto na lei 9.605, de 1998, mediante a lavratura de Termo Circunstanciado pela Patram.

Botão Voltar ao topo