Rio Grande do Sul

Mostra confirma potencial científico de alunos de São Sebastião do Caí

Um total de 40 trabalhos, envolvendo 20 diferentes escolas e dezenas de estudantes, estão confirmando a capacidade científica dos alunos do Ensino Fundamental de São Sebastião do Caí. Assim é a quinta edição da Mostra de Pesquisa, que ocorre entre hoje e amanhã, dias 22 e 23, no salão paroquial da Igreja Matriz.

A programação é aberta ao público nessa quinta-feira até às 19 horas e nesta sexta das 9 às 16 horas. Quem for conferir a mostra verá trabalhos versando sobre os mais variados temas, entre eles alimentação, saúde, auto mutilação, robótica, ciências, poesia, escrita, viagens, meio ambiente, abelhas e empreendedorismo. “Mais uma vez temos uma grande mostra, com empenho dos nossos professores e estudantes e temas muito interessantes”, destaca o secretário municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elton Fernandes.

Entre os participantes está o grupo formado pelas alunas do oitavo ano da Escola Municipal São José Camila da Silva, Camili Kurtz e Andrielly Soares, que bordou o delicado e importante tema da ocorrência de casos de auto mutilação entre adolescentes. “Acompanhamos o trabalho feito por outros alunos em 2017 sobre o tema e decidimos por refazer essa pesquisa e avaliar a evolução desse problema. Constatamos que, de 110 alunos que responderam o questionário aplicado, 34% deles admitem já terem se machucado. É uma situação preocupante”, afirma a estudante Camila.

Monitora do trabalho com tema o tema “Escrever num mundo digitalizado” da turma de quarto ano da Escola Municipal São José, a professora Janaína Flores salienta a importância de atividades como a Mostra de Pesquisa. “É muito importante tirar o aluno da sua rotina de sala de aula, escolhendo o tema de interesse deles e os envolvendo na prática desde o começo. Dá mais trabalho, exige mais dedicação, mas vale muito à pena.” Todos os trabalhos estão sendo avaliados por um grupo de jurados e os melhores colocados poderão participar da Mostratec Júnior da Escola Liberato Salzano, em Novo Hamburgo.

Botão Voltar ao topo