NotíciasRio Grande do Sul

Cosulati pede apoio da Prefeitura de Pelotas para enfrentar a crise

Representantes da Cooperativa entregaram reivindicações e solicitaram que Paula intervenha junto aos governos estadual e federal

Um grupo representativo da Cosulati esteve reunido com a prefeita Paula Mascarenhas e o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), na tarde desta sexta-feira (23), no Paço Municipal, para tratar do momento econômico-financeiro de extrema dificuldade pelo qual vem passando a cooperativa — agravado a partir de 2015 por enchentes e períodos de seca. O grupo entregou à prefeita um documento com seis reivindicações de enfrentamento à grave crise e pediram que Paula interceda em favor da Cosulati, junto aos representantes estaduais e federais.

Paula se mostrou disposta a ajudar a Cooperativa no que for possível e destacou a importância de uma gestão profissional, para que não sejam repetidos erros do passado. Produtora de leite e integrante do Conselho Fiscal de Produtores da Cosulati, Fernanda Lobo lembrou a importância da Cooperativa, não apenas para Pelotas, mas para toda a região sul. Ela recordou que a Cosulati é a única alternativa para os pequenos produtores, que não interessam às grandes empresas.

“O volume do que entra não dá conta das dívidas do passado”, ponderou o liquidante Almir Mendonça, ao destacar a criação de uma proposta de programa que incentiva a permanência (ou o retorno) do jovem no campo.
Entre as demandas do documento, constam também a liberação de recursos do PIS/COFINS e a abertura de linha de financiamento para aquisição de refrigerador, conforme exigido na Normativa nº 77/2018, o que beneficiaria 38% dos associados da Cosulati, que necessitam do auxílio.

Apoio federal
Trzeciak aproveitou para ratificar sua disposição em ajudar e comentou sobre sua participação em reuniões recentes em Pelotas e em Brasília, sobre o assunto. Também participaram da audiência com a prefeita, o gerente comercial da Cosulati, Sílvio Ruas; o veterinário da Cooperativa, André Hellwig; o conselheiro fiscal, Jader Kickhofel; o gerente de Rotas, Dejalmo Santos; e o assessor do deputado Trzeciak, Henrique Ribeiro.

A Cooperativa
Tradicional Cooperativa de Laticínios da metade sul do Rio Grande do sul, a Cosulati atua no desenvolvimento da bacia leiteira em 21 municípios dessa região e comercializa os produtos em todo o território nacional.

Participação da Cosulati na economia de Pelotas

Empregos diretos:
Antes da autoliquidação – 51
Atualmente – 26

Número de produtores de Pelotas
Antes da autoliquidação – 386
Atualmente – 94

Produção anual de leite em Pelotas (litros)
Antes da autoliquidação – 15,7 milhões de litros
Atualmente – 4,5 milhões de litros

Recurso anual repassado aos produtores de Pelotas
Antes da autoliquidação – R$ 13,4 milhões
Atualmente – R$ 4,7 milhões

Botão Voltar ao topo