NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo: Secretaria de Educação realiza 1º Encontro de Artes Marciais do MOVE

Com o objetivo de proporcionar novas experiências para os estudantes e promover a integração entre as escolas, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo promoveu, na última quinta-feira, 22, o 1º Encontro de Artes Marciais do programa Movimentos e Vivências na Educação Integral (MOVE), na EMEF Arnaldo Grin. Cerca de 300 estudantes, entre 6 e 14 anos, participaram da atividade.

A ação foi destinada aos estudantes das escolas municipais que oferecem aulas nas modalidades de Judô, Jiu-Jitsu e Taekwondo durante o horário de atendimento do MOVE. “Foi muito válido este encontro. Os alunos estavam muito felizes com a oportunidade de disputar essas três modalidades de artes marciais. Houve uma adesão muito boa por parte das escolas, das 20 que oferecem estas atividades, 16 participaram. Ao todo, ocorreram 215 disputas, 50 de Jiu-Jitsu, 30 de Taekwondo e 135 de Judô”, avaliou a Coordenadora do setor Educação Integrada, Tânia Simara Donaduzzzi .

MOVE

Criado em 2018 pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED), o MOVE surgiu como alternativa ao Programa Mais Educação, promovido pelo governo federal, mas que, após mudanças em seus critérios, deixou de ser ofertado a muitos municípios. Diariamente, cerca de 3,8 mil estudantes participam, no contraturno escolar, de oficinas de recreação, cultura, arte, esporte, entre outras, além do acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática. As escolas têm autonomia para definir as atividades que são desenvolvidas com as crianças e jovens a partir do seu Projeto Político Pedagógico (PPP).

Botão Voltar ao topo