NotíciasRio Grande do Sul

Samu comemora 15 anos em Caxias do Sul

Ação ocorreu na Praça Dante Alighieri, coração da cidade

Os 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram celebrados, neste sábado (24/08), na Praça Dante Alighieri. Das 10h às 14h, a base do serviço foi deslocada para o centro de Caxias do Sul. A equipe acolheu a comunidade e orientou sobre os serviços prestados.

Thyago Anzolin Coser, diretor-geral do Samu, afirma que comemorar o aniversário junto à população foi gratificante.

“Ouvimos usuários que nos emocionaram, pelo respeito e admiração que demonstraram com nosso trabalho. Todas as pessoas abordadas também elogiaram a ação. Elas mostravam-se interessadas em entender em que situações a ambulância deve ser chamada. A receptividade foi muito boa”, conta.
Dienifer Córdova, 24 anos, destacou a competência e a qualidade do atendimento prestado pelo Samu.

“Acionei o serviço para socorrer minha mãe, Madelaine. Ao telefone, eles me orientaram sobre o que fazer. Como os sintomas persistiram, enviaram rapidamente a ambulância e a levaram para atendimento na UPA. Depois, soube que minha mãe estava tendo um infarto. Os primeiros socorros foram fundamentais para a recuperação dela”, relata.
As atividades alusivas aos 15 anos do serviço continuam. Na noite deste sábado (24/08), haverá um jantar de confraternização no Quinta Estação, às 20h. O evento foi organizado por iniciativa dos servidores.

Em 31 de agosto, será realizada a I Jornada de Emergência Pré-Hospitalar, das 8h30 às 17h, no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Haverá palestras pela manhã e oficinas práticas à tarde. A programação é voltada para profissionais e estudantes da área da Saúde.

Serviço
O Samu presta socorro à população em casos de urgência e emergência, com atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada telefônica gratuita pelo número 192. O serviço deve ser acionado nos casos em que o paciente tem agravos na saúde que podem levar à morte em poucas horas.

Botão Voltar ao topo