NotíciasRio Grande do Sul

Guarda Municipal ganha sistema digital de comunicação

Equipamentos analógicos foram substituídos por novos rádios, adquiridos com recurso federal

Os novos rádios, que substituíram os antigos equipamentos analógicos, entraram em pleno funcionamento no último final de semana. O recurso para a modernização tem origem no Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) do Governo Federal.

Rádios qualificam o atendimento – Fotos: Michel Corvello

A Prefeitura adquiriu 13 rádios veiculares e 30 rádios móveis, além de renovar a central de transmissão, um investimento no valor de R$ 110 mil reais. A troca dos equipamentos foi finalizada na sexta-feira (23), informou o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone.

“Há muitos anos a Guarda Municipal vem tentando substituir o sistema e agora, com recursos do Finisa, o serviço foi executado”, lembrou Chiattone.
A rede de comunicação digital melhora a atuação da GM por dois fatores principais: o alcance da frequência dos rádios é maior e a transmissão é mais segura.

Antes, em bairros afastados como a Colônia de Pescadores Z-3 e até mesmo a zona rural, o sinal transmitido era muito baixo devido a distância da central, o que podia prejudicar os atendimentos. Hoje, após os testes realizados, a transmissão é clara em todos os pontos do município, garantiu o secretário.

O digital, na comparação com o analógico, também apresenta maior segurança. Com o equipamento antigo, a frequência utilizada pela GM estava mais exposta, o que não ocorre no novo sistema. Assim, as informações permanecem internas, melhorando o serviço de inteligência da Guarda e, consequentemente, as estratégias utilizadas.

Botão Voltar ao topo