NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul tem Escola Pública de Trânsito para crianças

Estudantes da Escola Cidade Nova foram envolvidos em mini circuito que estimula comportamento seguro de ciclistas e pedestres

Mais do que aprender na teoria, estudantes do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova puderam aplicar na prática os conhecimentos sobre ir e vir com segurança. Isso porque a Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), retomou nesta terça-feira (27/08) os atendimentos em um espaço educativo e lúdico instalado no prédio da unidade. O local é formado por um mini circuito, com semáforos para veículos e pedestres, além de calçadas, rampas e outros equipamentos que fazem parte da comunidade no dia a dia do trânsito. A iniciativa faz parte do projeto “Visitando a EPT”.

A visita dos estudantes fez parte de um projeto desenvolvido pela instituição que levou a temática do trânsito para dentro das salas de aulas. Na SMTTM, eles aprenderam a importância do uso dos equipamentos de segurança, além do transporte correto de bebês e crianças e do significado dos sinais dos semáforos. Em seguida, os pequenos aproveitaram o novo espaço para simularem uma travessia correta e segura, respeitando as sinaleiras e a reconhecerem a importância da acessibilidade nos espaços, além da atenção que o deslocamento pela cidade exige de ciclistas e pedestres. Também puderam conduzir um triciclo adaptado pelas ruas do circuito, simulando a conduta correta para quem se locomove utilizando a bicicleta. Eles foram equipados com capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras.

Um dos primeiros condutores a trafegar pelo circuito a bordo de um triciclo foi o estudante Miguel Oliveira, de 6 anos. “Eu sempre atravesso a rua com os meus pais e aprendi que quando o sinal estiver verde para os carros as pessoas não podem passar”, contou. Para a professora Roseli Camargo, as orientações dos agentes de trânsito contribuem com o crescimento dos pequenos. “É de extrema relevância porque estamos falando de cotidiano, de algo rotineiro, que se repete na ida para a escola, em um passeio com a família. É orientar para evitar acidentes e priorizarmos a vida”, disse ela. Ao todo, 50 estudantes passaram pelo local. Eles também visitaram outros setores da unidade, como o local onde são confeccionadas as placas de trânsito instaladas pela prefeitura em ruas e avenidas do município.

Fotos: Leonardo Portella

Segundo o gerente da EPT, Joelson Queiroz, o novo espaço permitirá que o departamento amplie os atendimentos às crianças e contribua com os ensinamentos ao proporcionar uma atividade prática e divertida. Nos últimos anos, o local estava desativado e necessitou de ajustes e manutenções para voltar a receber o público. “Há bastante tempo tínhamos a vontade de retomar o espaço. O local é seguro e podemos aplicar os conhecimentos com tranquilidade. Estamos permanentemente nas escolas, mas precisávamos de um espaço nosso e que seja mais uma ferramenta que contribua com a nossa missão de levar conhecimento e salvar vidas no trânsito”, destaca. “E focamos justamente no pedestre e no ciclista para que as crianças entendam desde cedo os direitos e os deveres de cada um”, completou.

Queiroz afirma que todas as escolas, entidades e instituições podem agendar a visita e participar das atividades. É preciso agendar pelos telefones (54) 3290-3955 ou 3290-3956 e também pelo e-mail escolatransito@caxias.rs.gov.br.

Botão Voltar ao topo