NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo realiza mais uma etapa do mutirão de cirurgias de câncer de mama

No próximo sábado e domingo, dias 31 de agosto e 1º de setembro, a secretaria de Saúde de São Leopoldo realiza a segunda etapa do mutirão de cirurgias de câncer de mama no Hospital Centenário, zerando, assim, a demanda reprimida de cirurgias de mastologia até o mês de julho. Nos dois dias, serão realizadas 21 cirurgias e 70 consultas com mastologista.

As primeiras 19 cirurgias aconteceram nos dias 6 e 7 de julho, além de 30 consultas com mastologista. O investimento foi de R$ 83 mil, atendendo 40 cirurgias de mama e 100 consultas com mastologista. O secretário da Saúde, Ricardo Charão, diz que as cirurgias não estavam previstas para este ano. “Os mutirões nunca são programados. Este foi um recurso excedente e percebemos a necessidade da mastologia”, destaca Charão.

O Hospital Centenário é referência em 18 municípios gaúchos e o mutirão não beneficiou só as mulheres de São Leopoldo. Além disso, o conjunto de ações da Semsad prevê a realização de exames citopatológicos, mamografias e a retomada de cirurgias ginecológicas no Hospital Centenário.

Botão Voltar ao topo