NotíciasRio Grande do Sul

Secretaria de Cultura reabre a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis

A Secretaria Municipal da Cultura entregou, em solenidade realizada nesta segunda-feira, dia 2, a Biblioteca Pública Machado de Assis para a comunidade hamburguense, depois do espaço receber uma série de melhorias.

Acervo da Biblioteca conta com mais de 64 mil exemplares

Além da implantação de um novo sistema de gestão, a reforma na Biblioteca contemplou a troca do telhado, adaptação dos banheiros visando acessibilidade, manutenção do anexo que vai abrigar o Arquivo Público, adaptação da rede lógica, entrada nova de energia elétrica e a construção de uma entrada acessível com piso tátil. O espaço estava fechado desde julho de 2018.

Na abertura, o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, salientou o papel do espaço reaberto. “A biblioteca não vai ser imóvel e nem inerte, ela vai ser a grande referência. Vai ser a nossa grande casa, mas o livro e a leitura vão tomar conta da cidade.”

Leitores já podem usufruir do acervo da Biblioteca Pública Machado de Assis – Foto: Lu Freitas

Atualmente, a Biblioteca tem um acervo de mais de 64 mil exemplares e 42 mil títulos. O município conta com cerca de 11 mil leitores cadastrados e com 14 mil livros emprestados ao ano, em média.

“Cada passo que a gente consegue dar é uma vitória!
É uma conquista de muito trabalho! Quando coloquei o pé aqui dentro já veio aqueles sopros de lembrança de quando eu era criança. Essa biblioteca faz parte da minha história”, relembrou emocionada a prefeita Fátima Daudt durante a entrega.

A Biblioteca Pública Machado de Assis está localizada na Praça da Bandeira – nº 66, e aberta para visitação e retirada de livros de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.

Mais informações pelo site biblioteca.novohamburgo.rs.gov.br ou pelo telefone 3582-8305.

Botão Voltar ao topo