NotíciasRio Grande do Sul

Programa Catavida inaugura novo espaço no bairro Industrial

Pela perspectiva "de cima para baixo", grupo de pessoas lado a lado

Agora, os catadores de resíduos recicláveis de Novo Hamburgo possuem um novo endereço para o armazenamento dos materiais recolhidos. É que, nesta quarta-feira, dia 4, o Programa Catavida inaugurou uma nova sede para a separação dos materiais que são recolhidos diariamente pelos bairros da cidade. Localizada na Rua Lopes Trovão, número 400, no bairro Industrial, o novo espaço possui 520 m² e uma esteira para o auxílio dos 25 catadores da cooperativa Coolabore, que administra o trabalho de separação dos resíduos. Até então, Programa estava em um espaço menor no bairro Rio Branco. Estiveram presentes na inauguração a prefeita Fátima Daudt e os secretários de Meio Ambiente, Udo Sarlet, e de Desenvolvimento Social, Daniel Bota.

Prefeita Fátima prestigiou o evento de inauguração

Fátima Daudt falou sobre a admiração pelo trabalho dos catadores. “Sou uma fã do trabalho de vocês, que dão um exemplo fantástico para a nossa cidade. Nossa sociedade precisa cada vez mais conhecer o importante papel que vocês representam”, destacou. Já o secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Bota, parabenizou os catadores e ressaltou o papel dos cooperativados como educadores sociais.

O coral Catavida deu brilho ao evento, cantando várias músicas da MPB. Com um espaço mais amplo, os cooperativados contam com uma estrutura composta por refeitório, vestiário, sala de reunião e banheiros. Em seu discurso, Udo Sarlet enfatizou o papel mútuo do acreditar na parceria com as cooperativas do município. “Esse novo espaço é muito mais do que merecido, com um local bem iluminado, mais amplo, em condições muito melhores para o trabalho dos catadores”, frisou o secretário de Meio Ambiente.

Espaço mais amplo está localizado no bairro Industrial – Foto: Lu Freitas

Cerca de 50 toneladas por mês de resíduos são retirados das ruas, somente por esta unidade do programa. Assim, o material é vendido para indústria fazendo com que volte para a cadeia produtiva.

Botão Voltar ao topo