Cidades do RSRio Grande do SulSanta Catarina

Santa Cruz do Sul avança uma posição no ranking nacional do turismo

Depois de ter sido reconhecida como uma das 20 melhores cidades para se investir e fazer negócios, agora Santa Cruz do Sul ganhou um reconhecimento também na área do turismo. O município saiu da categoria C do Mapa do Turismo – onde estava desde 2013, ano em que foi implementado o ranking – e foi guindado à categoria B. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, na manhã desta sexta-feira, em um café que reuniu representantes do trade turístico, convidados e imprensa.

Segundo o secretário, Santa Cruz do Sul orgulha por ser uma cidade industrial, reconhecida internacionalmente. “Temos esse viés de grande centro industrial e de desenvolvimento econômico e muitos municípios com esse viés tem dificuldades para serem também reconhecidos como centros turísticos. A partir de agora Santa Cruz vai começar a ser vista como uma cidade que trabalha efetivamente o turismo”, disse.

O aumento na geração de empregos no setor de hospedagem, o aumento do fluxo de turistas domésticos, internacionais e a arrecadação de impostos federais, a partir dos meios de hospedagem, foram os aspectos que pesaram na nova avaliação. A mudança de categoria vai possibilitar ao poder público e empresas inseridas no negócio, ter acesso às políticas do Ministério do Turismo, a linhas de crédito e a programas de estímulo ao setor.

Para um futuro breve, conforme Cechinato, a expectativa é que o município siga avançando e alcance o topo do ranking. Investimentos em infraestrutura são o que ainda falta para que Santa Cruz do Sul avance ainda mais, na sua avaliação. Ele cita a duplicação da RSC 287, melhorias no aeroporto e outros importantes investimentos como a construção de um centro de eventos, como essenciais para este novo salto. “Estamos avançando nessa e em outras questões, Certamente teremos um trabalho gigantesco pela frente, para quem sabe em 2023 estarmos na categoria A”.

No Rio Grande do Sul, apenas dois municípios ocupam a categoria A: Porto Alegre e Gramado. Em Santa Catarina, estado eminentemente turístico, apenas cinco: Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas e Joinville. Já no Paraná estão no topo, Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.

Botão Voltar ao topo