GastronomiaNotíciasRio Grande do Sul

Alunos do Senac preparam Arroz de Carreteiro em Pelotas

Ação é em homenagem à Semana Farroupilha e a partir das 11h30min de segunda-feira, no Largo do Mercado, 300 porções serão entregues ao público para degustação

Na segunda-feira (16), alunos do curso de Gastronomia do Senac vão preparar Arroz de Carreteiro — comida típica tradicionalista gaúcha —, em alusão à Semana Farroupilha. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), a ação ocorrerá no Largo Edmar Fetter, no Mercado Central, e tem apoio da Josapar e dos frigoríficos Dettmann e Nossa Carne. A partir das 11h30min, 300 porções serão distribuídas para degustação do público.

Antes disso, a partir das 9h, a Sdeti estará no Rancho da Paz – montado especialmente para a Semana Farroupilha no Largo -, onde vai distribuir materiais informativos sobre a cidade.

ARROZ DE CARRETEIRO
Clássico da culinária gaúcha teve origem na praticidade encontrada pelos carreteiros, antigos transportadores de mercadorias em longas distâncias no Pampa Gaúcho, que cozinhavam lascas de charque (carne seca) com arroz.
O prato com o tempo foi incrementado com o acréscimo de linguiça e temperos verdes, fazendo muito sucesso tanto no campo como na cidade e em todas as classes sociais, ficando entranhado na cultura popular do Rio Grande do Sul.

Botão Voltar ao topo