NotíciasRio Grande do Sul

Daniel Guerra sanciona lei que institui Semana do Espectro Autista em Caxias do Sul

Assinatura do PL nº 35/2019 foi realizada em solenidade no salão nobre da prefeitura nesta segunda (16/09)

O prefeito Daniel Guerra sancionou na tarde desta segunda-feira (16/09) o projeto de lei (PL) nº 35/2019, que institui a Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A assinatura ocorreu em uma solenidade no salão nobre da prefeitura e contou com a presença de diversos secretários municipais, diretores e vereadores.

O PL é de autoria de Tibiriçá Maineri, na época vereador (abril de 2019), hoje titular da Coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura. “Muitas vezes a falta de informações e de conhecimento sobre o TEA gera preconceitos e acaba por criar limitações nas possibilidades de desenvolvimento dessas crianças. Este desconhecimento faz, até mesmo, com que alguns pais fiquem inseguros quanto ao futuro e ao desenvolvimento de seus filhos. Informar, divulgar e conhecer o TEA possibilita que essas crianças não sejam privadas de situações potencialmente positivas para o desenvolvimento delas e, também, que possam se desenvolver plenamente”, enfatizou Tibiriçá.

“Além da importância do tema, a sanção também é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Tibiriçá e pela Coordenadoria. É uma alegria para a administração municipal, hoje representada por tantos membros do governo, poder tornar lei essa matéria. Em nome da cidade, agradecemos a sensibilidade do vereador em propor a lei sobre o autismo, uma realidade presente em várias famílias e tão relevante para a nossa administração”, disse o prefeito.

Fotos: Mateus Argenta

De acordo com o PL, a Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista ocorrerá anualmente, na semana do dia 02 de abril.

Mais informações

De acordo com o último Manual de Saúde Mental (DSM-5), que é um guia de classificação diagnóstica, diversas condições foram fundidas e passaram a receber um único diagnóstico como Transtornos do Espectro Autista. São elas: transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado de desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger.

Dessa forma, paciente com espectro autismo leve, Asperger e outros transtornos passaram a integrar esse significado de TEA, que consiste em uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento.

“Todos somos diferentes e todos temos nossas peculiaridades que nos tornam únicos. Por acreditarmos que quanto mais informações tivermos sobre o Transtorno do Espectro Autista mais inclusiva será nossa sociedade, apresentamos esta proposição”, resumiu Tibiriçá.

Botão Voltar ao topo