NotíciasRio Grande do Sul

Semana Nacional de Trânsito é lançada em Novo Hamburgo

Blitze educativas e simulação de acidente integram a programação

Lançada na tarde desta quarta-feira, 18, em Novo Hamburgo, a Semana Nacional de Trânsito terá intensa programação com blitze educativas, palestras, ações com materiais educativos como minipista, simulação de acidente e bike day. O lançamento foi no Calçadão Osvaldo Cruz e teve a presença de autoridades na presença da comunidade.

“A cidade que queremos é para as pessoas, e o tema da campanha este ano, No trânsito o sentido é a vida, é muito importante quanto a isso. Para todos nós, parte deste espaço, dessa convivência, que tenhamos sempre em mente as questões dos valores, da gentileza, do respeito, que é o que notamos que está faltando hoje em dia. Mas, num conjunto de ações, aí nós conseguimos construir uma cidade com melhor qualidade de vida. Vamos respeitar o trânsito, as pessoas para que tenhamos uma cidade muito melhor para todos nós”, disse o diretor de Trânsito, Ricardo Schiavon.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, representou a prefeita Fátima Daudt no evento, e ressaltou a importância do plano de mobilidade do município. “Nós precisamos olhar o outro, o trânsito não é feito só por nós, mas por uma série de pessoas, seja nos veículos ou nas vias. Temos hoje no município um plano de mobilidade, que respeita o plano de mobilidade nacional e valoriza em primeiro lugar as pessoas. Que possamos nos colocar no lugar do outro, e prestar atenção no outro, tanto como motorista, quanto pedestre”, afirmou a secretária.

Já o diretor da Guarda Municipal (GM), Ulisses José da Silva, reforçou o trabalho realizado pela corporação no quesito educação para o trânsito. “As crianças são o nosso futuro, e nós, enquanto agentes de fiscalização de trânsito, temos procurado trabalhar bastante a educação nesse âmbito, em parcerias com as escolas, de todas as redes de ensino, realizando palestras e ações educativas”, ressaltou o Silva.

Também estiveram no lançamento da Semana de Trânsito o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, o diretor de Mobilidade Urbana, Luis Barte, o diretor de Projetos Técnicos, Martin Wagner, e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Juarez Radaelli.

A Semana Nacional de Trânsito, em Novo Hamburgo, é promovida pela Diretoria de Trânsito, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação e CFC Valderez.

Blitz educativa

Junto da abertura da Semana Nacional do Trânsito, os alunos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), em parceria com Guarda Municipal, realizaram na avenida Pedro Adams Filho, uma blitz educativa entregando aos motoristas materiais alusivos ao trânsito.

Confira a programação completa*

Quinta-feira, 19 de setembro
– Blitz educativa na rótula do I Fashion Outlet, às 13h

Segunda-feira, 23 de setembro
– Ações no Centro Administrativo Leopoldo Petry, às 14h

Quarta-feira, 25 de setembro
– Minipista na EMEF Jorge Ewaldo Koch, às 10h
– Blitz educativa na rótula do Bourbon Shopping Novo Hamburgo, às 13h
– Palestra no Centro Social Madre Regina sobre educação e prevenção de acidentes no trânsito, às 18h

Quinta-feira, 26 de setembro
– Blitz educativa com Guardas Mirins, às 10h e às 15h, na Av. Pedro Adams Filho com R. Marcílio Dias

Sexta-feira, 27 de setembro
– Simulação de acidente de trânsito, às 10h, na Rua Lima e Silva entre as avenidas 1º De Março e Pedro Adams Filho

Sábado, 05 de outubro
– Passeio ciclístico (Bike Day) na Rua Guarujá junto ao CFC Valderez

Outras atividades:
– Palestra sobre segurança, comportamento e respeito às leis no trânsito, para os motoristas de veículos oficiais da PMNH, em data a confirmar

*Em caso de chuva, os eventos externos serão cancelados.

Botão Voltar ao topo