NotíciasRio Grande do Sul

Turismo em Lomba Grande é tema de palestra

Com o objetivo de formar uma turma para o Programa Turismo Rural – Senar, um encontro mobilizou empreendedores de Lomba Grande durante esta semana. A reunião de Sensibilização para o Programa e Turismo Rural, que visa desenvolver o potencial turístico da região de Lomba Grande, foi na Comunidade Católica São José, na quarta-feira.

Cerca de 50 empreendedores locais, que já trabalham com turismo, ou que pretendem trabalhar, participaram da atividade. Na oportunidade, foram apresentadas fundamentos e tendências do turismo. O Programa Turismo Rural caracteriza-se por identificar e implantar negócios de turismo ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações da população rural, e contará, ao todo, com 8 módulos, com carga horária de 24h/aula, a serem desenvolvidos ao longo de 8 meses, com atividades práticas para os envolvidos.

“Ações como esta proporcionam oportunidades únicas de formação ao profissional do turismo rural, e aproximam a prefeitura do SENAR, com uma parceria que visa ampliar o número de capacitações disponíveis a serem executadas”, avalia o diretor de Turismo, Deivid Schu.

Lomba Grande em evolução

Muitas ações estão movimentando o bairro rural. A Prefeita Fátima Daudt, reuniu-se recentemente com produtoras rurais de Lomba Grande, para ouvir demandas e ideias da comunidade. Ela ouviu propostas de melhorias para as estradas, para o transporte público, iluminação pública e saúde. As mulheres que receberam a prefeita integram o Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local, que funciona há uma década no bairro rural de Novo Hamburgo.

No que diz respeito a reformas nas infraestruturas locais, o prédio da antiga Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em Lomba Grande já está com 40% das obras concluídas. A edificação, localizada na Rua João Aloysio Algayer, 1238, está recebendo, desde abril, reforma em toda a sua área e será ampliada com um prédio anexo, totalizando 740,5 metros quadrados. Além disso, produtores rurais da Lomba Grande devem receber em breve o prédio da Agroindústria Vegetal localizada na Estrada do Walahai, 1400, também em Lomba Grande, com uma área de 125,24 metros quadrados.

Financiadas com recursos do BID, as obras são executadas pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI).

E, para fortalecer as relações entre o rural e o urbano, e garantir a segurança alimentar, nutricional e ambiental a Prefeitura de Novo Hamburgo, junto da Emater/RS, MAPA, e a EMBRAPA, com o apoio do Sicredi e da FETAG-RS, realizará, em 2 de outubro, o 6º Encontro Regional de Biodiversidade, que ocorre na Comunidade Católica do bairro rural de Lomba Grande, com o objetivo de promover a troca de conhecimento e de variedades crioulas (sementes, mudas, raízes, entre outros).

Botão Voltar ao topo