Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Desfile da Semana Farroupilha de Canoas tem participação recorde

Mais de mil cavalarianos participaram da atividade que reuniu os canoenses na celebração da tradição gaúcha -Foto: Vinicius Thormann

Neste 20 de setembro, mais um tradicional desfile tomou as ruas de Canoas para celebrar o Dia do Gaúcho. Com trajeto que começava na avenida das Canoas em direção ao Parque Eduardo Gomes, a atração era um dos momentos mais aguardados da 27ª Semana Farroupilha de Canoas.

De acordo com o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas Gaúchas (AETC), Juliano Furquim, mais de mil cavalarianos participaram do desfile, representando 43 entidades o desfile campeiro. Já o desfile temático contou com a apresentação de 17 entidades. “Hoje tivemos uma participação recorde para a cidade. E podemos encerrar a chama na Semana Farroupilha, mas nos nossos corações ela com certeza nunca se apaga”, disse.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, participou do momento solene do desfile ao lado da vice-prefeita, Gisele Uequed, e parabenizou os cavalarianos que percorreram os quilômetros do trajeto até o parque. “O incentivo para a cultura e para as tradições, ensinando valores para as famílias e para as crianças, é um dos melhores caminhos na educação”, ressaltou o prefeito Luiz Carlos Busato.

Para o secretário municipal da Cultura e do Turismo (SMCT), Mauri Grando, o momento era de satisfação e alegria. “Com muita humildade, digo que estou aprendendo cada dia mais nesse convívio em Canoas, onde o tradicionalismo é vigente todos os dias do ano, especialmente nos piquetes do Parque Eduardo Gomes. Assim, a nossa tradição e a nossa cultura só crescem”, enfatizou.

Público fiel

Os amigos Claudemir Longaray Domingues e Homero Sergio Stroff, moradores do bairro Niterói, dividiam um chimarrão na beira da avenida Guilherme Schell, à espera de que outros amigos e familiares que estavam no desfile com o do piquete Potro sem Dono passassem por ali. “Eu acho muito bom de acompanhar. Minha filha participa há sete anos do desfile, é show de bola”, comentou Claudemir.

Já para Adilson Lauri da Siqueira, morador do bairro Mato Grande, era a primeira vez assistindo ao desfile. Mesmo com o vento frio e o dia nublado, aguardava a chegada dos cavalarianos na rótula da Base Aérea, ao lado da esposa e dos três filhos. “O que nos traz aqui é o tradicionalismo e as celebrações da Semana Farroupilha. Temos muitos amigos e vizinhos participando”, contou.

Família e tradição

O desfile da Semana Farroupilha reúne famílias em torno da tradição. É o caso José Franscisco Farias dos Santos, que já tem 35 anos de desfile e participa ao lado da filha, de 24 anos, que praticamente nasceu dentro do galpão. Integrante do Piquete Rancho Xucro, em um grupo de 35 pessoas, carregava a bandeira durante a apresentação. “É um orgulho de ser gaúcho, ainda mais quando podemos participar aqui na nossa cidade”, contou José, que também é funcionário público na Prefeitura de Canoas há 34 anos.

Já os namorados Matheus Fontoura, morador do bairro Igara, e Natália Bueno, moradora do bairro Guajuviras, estavam lado a lado pela primeira vez junto ao grupo do Piquete República Rio Grandense. Apesar de não ser o primeiro desfile para nenhum dos dois, era o primeiro que fizeram juntos, após se conhecerem em um rodeio. “Eu participo há uns três anos do desfile, mas desde criança eu gosto das atividades”, comentou Natália. “É bom para reforçar a tradição, que hoje em dia parece estar se terminando. A gente vê que hoje em dia muitas crianças não têm mais o gosto, e desfilar é bom para manter a tradição acesa acima de tudo”, completou Matheus.

Shows e rodeio

O ato encerramento da Semana Farroupilha de Canoas, com a extinção da chama crioula, acontece à meia-noite desta sexta-feira. Mas a programação no Parque Eduardo Gomes segue até domingo (22). Idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), com apoio da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e da 12ª Região Tradicionalista, inclui ainda o 16º Rodeio Internacional de Canoas, que acontece no sábado (21), e a realização de shows no Palco Lonão. A entrada é gratuita.

Botão Voltar ao topo