NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul investe na capacitação de servidores municipais

Desde 2017 foram promovidas mais de 200 atividades para qualificar atendimento à população

Mais de seis mil servidores atuam em cerca de 400 locais diferentes. A estrutura da administração direta no Município de Caxias do Sul gera desafios diários para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho da função pública. Visando atender a essa demanda, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) realizou mais de 200 atividades de treinamento entre janeiro de 2017 e junho de 2019, contabilizando aproximadamente 13 mil participações.

Esse olhar à frente, sem desconsiderar as necessidades atuais, tem sido uma constante nos temas trazidos para as capacitações. “Desempenhamos nossa função de instrumentalizar os servidores para a entrega dos serviços públicos com eficiência e qualidade”, destacou a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi. Dentro da secretaria, a Diretoria de Recursos Humanos é responsável pela gestão de pessoas, tendo por finalidade o suprimento, avaliação, promoção e o desenvolvimento dos recursos humanos dos órgãos. “Acreditamos na motivação e estimulamos a evolução e o aprendizado para que os servidores participem ativamente da entrega dos serviços públicos de qualidade para a comunidade”, afirmou o diretor Edelvan Peruzzo.

A administradora Rosângela Molon, servidora da prefeitura há 11 anos, participa de diversas das atividades oferecidas pela administração e acredita que a atualização do servidor reflete na prestação dos serviços para comunidade. “As capacitações fazem a diferença na atuação, instigando a pensar diferente, trazendo uma nova visão sobre o todo onde estamos inseridos”, diz Rosângela.

As capacitações tratam tanto do desenvolvimento pessoal como dos grupos e equipes, valorizando ainda o conhecimento existente dentro do próprio serviço público. A coordenação das capacitações, a definição do conteúdo e o contato com os mediadores e instrutores são realizados pela Gerência de Treinamento, Desenvolvimento e Comunicação Interna. “Além da organização prática, buscamos público interno e no mercado, pessoas e instituições que possam compartilhar seus conhecimentos, gerando soluções novas e mais efetivas”, explicou a gerente do setor, Mariana Luchi.

Os treinamentos e capacitações abordam desde o domínio de softwares até o estímulo da visão estratégica, como o Aperfeiçoamento em Gestão Pública, realizado no formato in company. No escopo de cursos e palestras, encontros voltados às rotinas de trabalho, entre elas, as capacitações para integrantes de Comissões de Estágio Probatório e para ocupantes de cargos de chefias abordando Práticas de RH e Gestão das Relações de Trabalho.

Nas áreas de recursos para o trabalho, os cursos de adesão espontânea contam com turmas de Libras, Redação Oficial e Técnicas Legislativas, além daqueles ligados à informática como LibreOffice Calc e Writer. Na área de segurança do trabalho, os calendários de cursos visam atender às Normas Regulamentadoras (Nrs), mas não se restringem a elas. São trabalhados diversos temas como a palestra “Riscos psicossociais e suas interferências no trabalho”, demonstrando a preocupação com a saúde mental do servidor.

Além da organização de capacitações internas, também há incentivo para a participação em cursos, congressos e visitas técnicas a fim de que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados no exercício de diferentes funções. O trabalho integrado gera resultados, valorizando e aprimorando o trabalho do servidor e enriquecendo o capital humano que permanece ao longo dos anos beneficiando a comunidade.

Botão Voltar ao topo