NotíciasRio Grande do Sul

Escola Helen Keller cria projeto de conhecimento da cultura surda em Caxias

Estudantes e demais profissionais podem agendar visitas à escola para conhecerem o trabalho desenvolvido

Pensando em mostrar o trabalho realizado para e com a comunidade surda, a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, do bairro Nossa Senhora de Lourdes, juntamente com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), criou um projeto para incentivar a comunidade caxiense a conhecer a cultura surda.

A iniciativa ocorre por meio de agendamentos de visitas para estudantes e professores irem até a Helen Keller conhecer a instituição, seus estudantes e o trabalho realizado na escola. A possibilidade de agendamentos já foi divulgada para todas as escolas da rede municipal. Para realizar o agendamento, basta encaminhar um e-mail ou ligar na secretaria da Helen Keller e marcar um dia e horário. Desde o início do mês de agosto, quando o projeto iniciou, já foram realizadas dez visitas.

Os visitantes são recepcionados pela coordenadora administrativa pedagógica Natacha Perazzolo ou pela coordenadora pedagógica Silvana Vencato Pinto e são levados para conhecer os ambientes da escola. Durante a visita, também vão a alguma turma, onde podem conversar com os estudantes.

Fotos: Divulgação/PMCS

“Percebemos que as crianças que vieram nos visitar até agora têm muita curiosidade. Algumas até sabem uma palavra na língua de sinais ou têm algum parente surdo. Eles ficam muito interessados em saber como é o dia a dia de um surdo. O mesmo interesse parte também dos nossos estudantes, que estão adorando as visitas. Teve escola que inclusive convidou os nossos estudantes para irem visitar a escola deles. É muito legal essa troca de conhecimento”, afirma Silvana.
As visitas à Escola Helen Keller também estão abertas às escolas da rede estadual e privada, assim como aos demais profissionais que desejam aprender mais sobre surdez e Libras.

 

Botão Voltar ao topo