NotíciasRio Grande do Sul

Jovens formam-se em oficinas profissionalizantes no Case de Hamburgo

A formatura de 25 jovens do Centro Socioeducativo de Novo Hamburgo (Case) emocionou educadores e familiares na tarde da última terça-feira. Eles receberam da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), os diplomas dos cursos de Garçom, Culinária e Corte de Cabelos que foram desenvolvidos pela Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem). Um kit de produtos do curso foi entregue a todos para que possam ingressar no mercado de trabalho, mais tarde, ou abrirem o seu próprio negócio.

Emocionado, o secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, lembrou que o componente Prevenção à Violência é um dos maiores projetos em execução no País. “Somos exemplo para muitos Estados. Nossa cidade está se destacando por ações como estas que contam com o empenho dos educadores, do poder público e de vocês, jovens, que são fundamentais para que tudo dê certo. Precisamos reconhecer o valor de cada um neste processo.”

Segundo a presidente Asbem, Deise Brandt, a formatura é a coroação do trabalho feito pelos profissionais que souberam ressignificar o caminho da vida desses jovens. Da mesma forma, o representante do Case NH Alfredo Kaefer destacou que a partir de agora é um novo começo. “Vocês iniciam agora uma nova história. O livro está em branco para vocês escreverem seu futuro.”

Apostando nesse futuro promissor, os pais acompanharam seus filhos neste momento. “Estou muito feliz que meu filho tenha aproveitado a oficina de corte de cabelos. Daremos a ele todo o apoio para que siga nesta profissão. Jamais imaginei que aqui dentro ele teria uma chance tão boa de aprender um ofício para ter um futuro melhor”, diz a mãe de um dos jovens, de 16 anos, que garante estar preparado para ingressar no mercado de trabalho e construir sua família ao lado da namorada que acompanhou a formatura.

Para outro jovem, de 15 anos, a oficina de garçom o ajudou a encarar com mais seriedade a sua meta de futuro. “Antes eu não sabia fazer quase nada. Agora fico feliz que tenho uma oportunidade de trabalhar quando sair daqui. Minha mãe está feliz e isso é muito importante pra mim.”

As oficinas integram o componente de Prevenção à Violência do PDMI.

Botão Voltar ao topo