NotíciasRio Grande do Sul

Blitze flagram 109 condutores usando celular em Caxias do Sul

Ações de fiscalização foram realizadas em diversos pontos da área central

Duas blitze da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) flagraram 109 condutores utilizando o telefone celular no trânsito de Caxias do Sul. As ações foram realizadas nesta terça e quarta-feira (24 e 25/09) nas ruas Os Dezoito do Forte, Olavo Bilac, Pinheiro Machado, Sinimbu e Coronel Flores, nos bairros Centro, São Pelegrino, Rio Branco e Nossa Senhora de Lourdes.

As operações foram realizadas com foco na fiscalização ao uso do aparelho no trânsito da cidade, já que a prática imprudente contribui para a ocorrência de acidentes. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do celular como telefone, inclusive utilizando fones de ouvido, é considerada uma infração média, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16. Para quem manuseia ou segura o aparelho, a infração é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Desde o ano passado, a secretaria colocou nas ruas a campanha “Celular e Trânsito: uma ligação perigosa”, que alertou a comunidade sobre os riscos da prática.

Botão Voltar ao topo