Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Concurso Miss e Mister Diversidade de Canoas abre inscrições dia 1º

O concurso de Miss e Mister Diversidade mobiliza membros da comunidade LGBTQ+ de Canoas para um desfile contra o preconceito e a intolerância há 10 anos. Neste ano, o concurso está marcado para o dia 9 de novembro, no Canoas Parque Hotel, a partir das 18h. Os interessados em participar devem se inscrever de 1º a 15 de outubro, na sede da Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), na rua Fioravante Milanez, nº 256, no Centro.

Pessoas a partir dos 16 anos e que sejam estudantes, moradores ou naturais da cidade de Canoas estão habilitadas a participar do concurso. Moradores de outros municípios da Região Metropolitana também podem se inscrever, desde que façam parte de alguma ONG ou movimento social. Menores de 18 anos precisam apresentar uma autorização aos pais ou responsáveis para formalizar a inscrição.

O diretor das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Saulo Gil, reforçou a relevância do concurso não só para Canoas, mas para outros municípios do Rio Grande do Sul. “Mais uma vez o concurso vai mostrar a beleza e o glamour da diversidade. Além das categorias de Miss e Mister, vamos eleger, através de uma votação no site da Prefeitura, o Destaque Diversidade 2019”, destacou o diretor.

Durante o evento, serão selecionados: Miss, Miss Trans, Vice-Misses e Misses Simpatia Diversidade, além do Mister, Vice-Mister e Mister Simpatia Diversidade. Outra categoria é o Destaque Diversidade 2019, que será escolhido por voto popular no site da Prefeitura. Todos os vencedores terão de representar a cidade de Canoas em eventos oficiais LGBTQ+ e em atividades relacionadas à pauta LGBTQ+ e dos direitos humanos.

Categorias

Miss Diversidade – Homens que usam da arte do transformismo e se “montam” ocasionalmente, mas que no dia a dia não se identificam como travestis ou transexuais. Essa categoria elegerá a Miss e a Vice-Miss Diversidade. A Miss Diversidade Simpatia será escolhida pelos participantes desta categoria, através de voto secreto.

Miss Trans Diversidade – Pessoas travestis ou transexuais que tenham identidade de gênero oposta ao sexo biológico e que se percebem, socialmente, como pertencentes desta identidade. Candidatas que utilizam hormônio ou que tenham o corpo modificado com próteses, procedimentos cirúrgicos e/ou estéticos para adaptação da identidade, serão inscritas, automaticamente, nesta categoria. Deste grupo, serão eleitas a Miss Trans e a Vice-Miss Trans Diversidade. A Miss Trans Diversidade Simpatia será escolhida pelos participantes desta categoria, através do voto secreto.

Mister Diversidade – Concorrem homens gays, bissexuais ou homens trans. Esta categoria elegerá o Mister e o Vice-Mister Diversidade. O Mister Diversidade Simpatia será escolhido pelos participantes desta categoria, através do voto secreto.

Destaque Diversidade 2019 – Será escolhido por meio de votação no site da Prefeitura Municipal de Canoas. Todas as categorias concorrem igualitariamente, sendo permita a divulgação e o compartilhamento nas redes sociais, bem como o pedido de votos. O vencedor(a) será o(a) mais votado(a). Em caso de empate, o candidato(a) com mais idade será o(a) vencedor(a).

Documentos necessários:

a) Formulário de inscrição preenchido e assinado, que estará disponível no local de inscrição (Rua Fioravante Milanez, 256, 5º andar – Centro/Canoas);
b) cópia do CPF, RG e comprovante de residência;
c) autorização dos pais, no caso se participantes menores de 18 anos.

Botão Voltar ao topo