NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo: empresários da região conhecem o CONTESC

Nesta quinta-feira, 26, a ACIST-SL sediou um encontro entre a diretoria do Contêineres Terminal Santa Clara – CONTESC, com empresários da região. O evento, articulado com a vice-presidência Regional Vale do Sinos e Caí da Federasul, da qual a Associação é filiada, teve o objetivo de trazer mais informações sobre o funcionamento e a capacidade de operação do terminal. Segundo Oldemar Brahm, presidente da ACIST-SL, a reunião visou buscar alternativas competitivas para as importações e exportações do Vale do Sinos e demais regiões.

CONTESC – Mario Borba de Araújo, gerente do CONTESC e Vinícius Rufatto de Barros, do setor comercial de cabotagem do TECON, esclareceram como está a operação do Terminal Santa Clara, salientando os benefícios que o modal hidroviário apresenta, dentre eles a proximidade com as cidades da região metropolitana.

As duas embarcações disponibilizadas atualmente têm capacidade de 172 e 150 TEU, que fazem quatro viagens semanais. Tem janela de atracação no TECON Rio Grande e parceria com um grupo de armadores e capacidade para ova e desova de cargas.

Ambos comemoram os bons resultados da movimentação de contêineres. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 21.320 TEUs, contra os 19.776 TEUs do mesmo período de 2018. E para 2020 a perspectiva é de aumentar ainda mais, com a reabertura do Píer 4. Outra aposta é a obtenção da DTA – Declaração de Trânsito Aduaneiro, que agilizará o trânsito aduaneiro.

Para o presidente da ACIST-SL, a conversa trouxe uma série de esclarecimentos e possibilidades para as empresas que buscam reduzir seus custos operacionais.

O vice-presidente da Regional, Ângelo Fontana, informou que a Federasul vem realizando ações junto às oito regionais do estado para fazer um grande levantamento sobre os pontos positivos e viáveis do RS e a reunião vem ao encontro deste objetivo. Também participaram Flavio Roberto Müller, presidente da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Nova Santa Rita, Armelindo Vanzella, da CICS de Portão e Waldir João Kléber da ACI de Montenegro.

Todos os presentes serão comunicados dos próximos movimentos do CONTESC e já estão convidados a fazer uma visita técnica no Porto de Rio Grande. O evento será organizado pela Regional Vale do Sinos e Caí e informado posteriormente.

Botão Voltar ao topo