Cidades do RSRio Grande do Sul

190º Kerb de São Miguel tem dez grupos festivos em Dois Irmãos

O Kerb de São Miguel é a festa mais tradicional de Dois Irmãos e teve sua origem na promessa realizada pelos imigrantes alemães, náufragos do navio Cecília, que consagraram o dia de sua chegada ao Brasil, como feriado oferecido ao santo do dia, o Arcanjo São Miguel. O dia 29 de setembro passou a ser o mito fundatório de Dois Irmãos, festejado há 190 anos.

A festa é realizada para homenagear o padroeiro de Dois Irmãos e as origens germânicas. Assim como a comunidade se reúne para prestigiar a programação oferecida pela Prefeitura de Dois Irmãos, entre os dias 26 a 29 de setembro, os grupos festivos também reúnem muitas pessoas nas proximidades do evento para celebrar esta data tão importante.

Neste ano, 10 grupos estarão organizados em diversos espaços privados nas proximidades do evento principal: Fussball Bund, ArrankaBaço, Bullets United, Kopf Voll Chopp, HSG (Hünsruck Stammisch Gruppe aus Baumschneis) , São Bei Kerb, Bierwagen, Só Chopps, Bebo Poko e Memento Kerb.

O grupo festivo Bierwagen (foto) é uma das principais atrações esperadas pelo público. Para quem não lembra, o Bierwagen é um caminhão todo decorado com as cores da Alemanha e circula pela cidade distribuindo chope aos festeiros. E a novidade neste ano é que estará todo repaginado, para surpreender a todos.

Botão Voltar ao topo