Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas: Semana da Pessoa Idosa fala sobre o futuro na terceira idade

Programação começa no próximo dia 30, com a inauguração do CCI

Envelhecer pode ser um desafio para muita gente, mas o que a maioria não sabe é que a vida das pessoas não termina com a chegada da terceira idade. Com o objetivo de reconhecer o papel da população idosa na sociedade canoense, a Prefeitura elaborou a Semana da Pessoa Idosa, que neste ano abordará o tema “O futuro não tem idade”.

A programação começa no próximo dia 30, com a reabertura do Centro de Convivência do Idoso (CCI), mantido pela SMDS. Fechado desde o temporal de 2015, o espaço passou por uma intensa reestruturação, com obras no piso, telhado, salas e sanitários. De acordo com os organizadores do evento, a expectativa é que 200 pessoas estejam na reinauguração do prédio, que também contará com um bate-papo cultural sobre “Inclusão e Envelhecer-se”. Já a diversão ficará por conta do grupo de teatro Tanabeira, que fará uma apresentação com a Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic) e a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef).

No dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, cerca de 300 pessoas farão um desfile pelo centro da cidade, saindo do Conjunto Comercial (rua Quinze de Janeiro, nº 481) até a sede da Prefeitura (rua Quinze de Janeiro, nº 11). Já no dia 2 de outubro, ocorre o Café da Longevidade, que abordará o cuidado, a institucionalização, a família e a vulnerabilidade dos idosos do município. Após o café, o público presente será convidado a conhecer a infraestrutura do CCI, que realiza 250 atendimentos por mês.

A coordenadora da Central da Pessoa Idosa, Camila Ferreira, comenta a importância de expandir o debate na esfera pública. “O objetivo dessa programação é fomentar a ideia de que o futuro é um direito de todos, inclusive dos idosos. Queremos dar enfoque à longevidade ativa e a bela velhice, promovendo a visibilidade dos idosos ativos e vulneráveis, através da acessibilidade, atividades físicas, direitos, etc”, esclarece Camila.

Veja a programação completa da Semana do Idoso:

30/9
14h – Inauguração do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e “Encontro cultural: inclusão e envelhecer-se”
Local: CCI (rua Clemente Pinto, nº 91)
14h – Esquenta do 21º Jogos de Integração dos Idosos Canoenses (JIIDOS)
Local: Centro Esportivo Martin Luther King (rua Clóvis Bevilacqua, nº 1770)

1/10
9h – Desfile do Dia Internacional da Pessoa Idosa
Local: Conjunto Comercial (rua Quinze de Janeiro, nº 481)

2/10
14h – Palestra “Decidi mudar, e agora? – coach sobre o medo e realizações”
Local: SESC (avenida Guilherme Schell, nº 5340)

2/10
14h – “Café da Longevidade – vulnerabilidade, institucionalização, família e cuidado”
Local: Auditório Sady Schivitz (avenida Guilherme Schell, 6068)

4/10
9h – Blitz de conscientização sobre vaga para condutores idosos
Local: sinaleira da avenida Victor Barreto, próximo a praça da Emancipação

Botão Voltar ao topo