Novo Hamburgo

Turismo movimenta mais de 50 atividades econômicas em Novo Hamburgo

No Dia Mundial do Turismo, diretor destaca as ações e os resultados implantados no município

Um setor que impacta positivamente mais de 50 atividades econômicas cresce em Novo Hamburgo e estimula um trabalho cada vez mais focado. Na data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, a cidade celebra iniciativas e ações que projetam não somente a história mas preparam o futuro. “Com princípios norteadores muito claros, gestão técnica na área e racionalidade no uso do recurso público, o turismo ressurge em Novo Hamburgo como uma alternativa a mais para o desenvolvimento econômico da cidade”, afirma o diretor de Turismo, Deivid Schu.

Nesse contexto, segue o diretor, cabe a administração uma atuação transversal, conforme preconiza o Ministério do Turismo-MTur, com foco no fortalecimento da regionalização e ordenamento de atividades capazes de tornar os destinos, produtos e serviços, cada vez mais competitivos e sustentáveis. Schuh destaca a reativação do Conselho Municipal de Turismo como uma destas ferramentas, que garante a construção, implantação e execução de ações focadas no desenvolvimento do turismo, com a participação ativa da sociedade civil, através do trade turístico. “Resultado deste processo, Novo Hamburgo foi aceita no novo Mapa do Turismo Brasileiro, atualizado no último mês pelo MTur, e foi um dos 15 municípios do país contemplado pelo órgão para desenvolver o seu Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo”, comemora.

Publicidade

Investir em infraestrutura, continua o diretor, tornando as áreas do município cada vez mais equipadas garante tanto melhorias na qualidade de vida dos moradores como também é um pré-requisito para promover o turismo, atrair novos investimentos e ampliar a geração de empregos e renda. Para isso, a integração com outras secretarias é essencial, uma estratégia constante que já frutifica, com a garantia de um Plano de Mobilidade Urbana com um olhar atento para o turismo, ou ainda por meio da revisão do Plano Diretor, caminhos que possibilitarão a criação dos Distritos Turísticos. “Além disso, uma série de obras viabilizadas pelo Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PMDI), atendem áreas estratégicas para o Turismo, como a revitalização da área central da cidade, e do Parcão no Centro Histórico de Hamburgo Velho, assim como os investimentos em Lomba Grande”, sinaliza o diretor.

Um segmento dinâmico

O segmento do turismo é dinâmico e exige constante aperfeiçoamento e renovação, por isso os investimentos não ficam somente no campo das infraestruturas físicas. Para Schu, investir nos recursos humanos é fundamental para garantir a continuidade do turismo e a oferta de produtos de qualidade, que cativam o turista. Com este norte, foram pensadas ações que refletirão no sentimento de pertencimento e valorização da cultura e história da Cidade.

As redes sociais são um importante canal para este tipo de comunicação, uma vez por semana entra no ar a chamada “Descubra Novo Hamburgo”, com uma série de atrativos da cidade e o serviço por estes disponibilizados. Já para o público infantil, a ideia foi transformar os tradicionais passeios escolares do ensino fundamental em passeios turísticos através do projeto #partiunovohamburgo, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que vem oportunizando que todos os alunos da rede municipal conheçam os atrativos turísticos do município e os incentivem a retornar a estes espaços levando pais e familiares.

Publicidade

A qualificação do empreendedor que atua nessa área, da mesma forma, entra neste cenário de desenvolvimento. Assim, a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), pela Diretoria de Turismo, com o SENAR/RS, ofertará gratuitamente o Programa de Turismo Rural, que capacitará sobre temas como: identificação de oportunidade de negócio, Planejamento e implantação de pousadas e restaurantes rurais, Implantação dos pontos de vendas dos produtos agroalimentares típicos e de artesanato, segredos da boa culinária rural, entre outros.

“Neste sentido, o Sistema S tem sido um importante parceiro da gestão pública, que também conta com uma série de parcerias com o SEBRAE que qualificam o comércio da cidade para desenvolver os seus negócios e atender cada vez melhor seus clientes”, diz Schu.

Outro destaque do diretor é o trabalho com o Senac-RS, que através da sua regional disponibilizará para Novo Hamburgo a plataforma MapMaker, que atenderá uma demanda muito atual do turismo, que é a implementação de Totens Turísticos em áreas de grande circulação das cidades. Nesta sexta, o Diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu, acompanhou a apresentação da tecnologia durante o Experience Senac, que ocorre no Barra Shopping e apresenta uma prévia do que está por vir para a cidade.

Dentro do segmento de Turismo de Negócios e Eventos, também conhecido por MICE, a cidade destaca-se pela tradição histórica de eventos técnico-científicos como seminários e congressos, assim como feiras profissionais onde a Fenac cresce anualmente diversificando seu portifólio de produtos, e o Turismo de Compras, com destaque para a Feira Loucura por Sapatos, por fim, complementa este segmento a tradição em exposições e o reconhecimento como destino de compras que a cidade possui. “Os resultados destes esforços já começam a aparecer e a cidade passa a ser reconhecida junto as entidades do setor pelo seu trabalho; como o reconhecimento pela Secretaria de Turismo Estadual, no qual Novo Hamburgo foi o município que mais divulgou eventos no calendário estadual, no ano de 2018”, destaca Schu.

A prática da transversalidade nas políticas públicas também teve o seu reconhecimento, como o convite ao Diretor de Turismo Deivid Schu, para falar deste trabalho no 1º Seminário de Turismo Urbano realizado pelo Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região) “Para nós é motivo de orgulho sermos convidados para falarmos do trabalho realizado em Novo Hamburgo, nesta nova atividade promovida pelo SINDHA, que é uma das principais entidades do setor dentro do estado”, destaca Deivid Schu.

Reconhecimento da região

Outra conquista importante foi o reconhecimento da região como Vale Germânico perante o Ministério do Turismo, a nomenclatura não exclui o entendimento regional como Vale do Sinos, mas possibilita a utilização de uma marca forte dentro do trade turístico, oportunizando para as cidades da região um novo posicionamento frente as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e reforçando os laços de união entre os municípios, fato este que atende uma das principais diretrizes do MTur, “juntos somos mais fortes, somos complementares, essa é a grande lição que temos dentro da AMVARS, razão pela qual nosso esforço não fica limitado apenas a preparar Novo Hamburgo para o turismo, mas nos faz também fomentar nossa região para que sejamos o novo destino indutor do Turismo no estado” ressalta a prefeita Fátima Daudt, que preside a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos.

Além disso, iniciativas diversas apontam para novas oportunidades do setor, Centro de Inovação e Tecnologia, desenvolvimento de polo audiovisual, investimentos na estrutura hospitalar da cidade, são mercados diretamente ligados a tendências do turismo.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar