NotíciasRio Grande do Sul

Formatura no curso de Corte e Costura e Modelagem em Caxias do Sul

Banco do Vestuário - Entrega de certificados a duas turmas ocorreu na tarde desta terça-feira (1º/10)

A prefeitura realizou a solenidade de formatura da turma 75 do curso básico de Corte e Costura e da turma 24 do curso de Modelagem Básica, nesta terça-feira (1°/10), no teatro do Centro de Cultura Ordovás. Os cursos são uma iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), junto ao Banco do Vestuário, que está inserido no Programa de Geração de Trabalho, Emprego e Renda da secretaria.

Com o objetivo de qualificar pessoas por meio da confecção de produtos feitos através da ressignificação dos resíduos têxteis recebidos, o Banco promove a geração de renda e o desenvolvimento sustentável. “Os cursos são um meio para as pessoas conseguirem se reinserir no mercado de trabalho ou até mesmo criarem o seu próprio negócio. Este projeto é muito completo e traz dignidade aos alunos, além de oferecer capacitação para que a pessoa possa atuar novamente no mercado buscando sua subsistência”, enfatizou a diretora da Sdete, Eliana Mattioda.

Débora dos Santos da Silva, 30 anos, aluna da turma 75 de Corte e Costura, é auxiliar de vendas e enfatizou que o curso lhe ajudou na área. “Só tenho a agradecer a nossa professora, o Banco do Vestuário e a Sdete. Eu já tinha a intenção de fazer o curso e quando comecei, ainda não estava trabalhando. Um mês após o início do curso fui chamada em uma empresa da área e através do que aprendi no curso, posso ajudar outras colegas minhas”, disse.

Já o coordenador do Banco do Vestuário, Renan Isoton, celebra a importância das capacitações para a comunidade. “Estes dois cursos são muito importantes para formar profissionais para trabalhar na indústria têxtil. Nós percebíamos uma demanda que vinha por parte dos empresários e sindicatos em formar pessoas qualificadas para a indústria. O curso de Corte e Costura forma eles para atuarem nas empresas de confecção e o de Modelagem dá continuidade para quem quer trabalhar na área ou até mesmo ser autônomo. Um curso complementa o outro”, resumiu Renan.

Jane Izabel Barbosa Fremming, 56 anos, aluna do curso de Modelagem, compartilhou sua felicidade com a formatura. “Há muito tempo eu já tinha vontade de fazer o curso, pois gosto bastante da costura e esta foi a oportunidade que tive de realizar um sonho. Eu pretendo fazer algumas peças para colocar em prática tudo o que aprendi. Decidi fazer o curso pois acho que não posso me acomodar e quero evoluir muito mais”, revelou Jane.

Na oportunidade, foram entregues 10 kits com 40 peças de roupas infantis ao Programa Humanizar, desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos e Qualidade da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Os itens foram produzidos pela turma do curso de Corte e Costura.

Botão Voltar ao topo