NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas em alerta pelas chuvas que atingem o município

Secretarias, Defesa Civil e Sanep, acompanham a evolução das precipitações

Secretarias da Prefeitura, Defesa Civil e Sanep estão mobilizados para atender qualquer chamado de emergência em razão das chuvas. A evolução das precipitações é acompanhada em tempo real pelas equipes e pluviômetros instalados em áreas variadas. Até as 7h desta quarta-feira (2), o equipamento da avenida Bento Gonçalves registrou 15 milímetros. A leitura dos gráficos na Agroclimatologia Embrapa/UFPel, campus Capão do Leão, apontou 19 milímetros até as 9h.

O coordenador da Defesa Civil em Pelotas, Paulo Darci dos Santos, reforça a informação de que os serviços estão à disposição para qualquer emergência. Até as 10h, não havia registros de ocorrências, embora a precipitação tenha se iniciado na madrugada e com descargas elétricas. Pelo telefone 153, qualquer cidadão que necessitar de ajuda devido às chuvas pode entrar em contato. O número está disponível para atendimento durante 24 horas por dia.

Ações canceladas

A chuva adiou algumas ações programadas pela Prefeitura para esta quarta-feira, entre as quais o trabalho concentrado na área do Porto, que seria realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui).

Chuva e tempo fechado inviabilizam alguns serviços públicos – Foto: Igor Sobral/Arquivo
A Secretaria também cancelou o ‘Dia do Bota Fora’, marcado para o Navegantes II. Esta ação previa o recolhimento de materiais descartados por moradores, como restos de podas, móveis desmontados, madeira e sobras de construção civil. Se o tempo firmar, a remoção está confirmada para sexta-feira (4). Em caso de instabilidade, passará para a próxima semana.

Equipes da Ssui, mesmo com chuva, prosseguiram pela manhã com serviços de abertura de valas no leito de vias, facilitando o escoamento da água para as laterais e, com o uso de retroescavadeira, atuaram em valetas e na remoção de lixo e entulhos acumulados em pontos prejudiciais à drenagem.

Botão Voltar ao topo