Cidades do RSRio Grande do Sul

Garibaldi realiza ação pelo Outubro Rosa neste sábado

Em Garibaldi, a saúde feminina ganha uma atenção especial neste mês, com a campanha Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção das mulheres para os cuidados, especialmente, de prevenção ao câncer de mama.

A primeira ação programada pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), será neste sábado, dia 5. Uma equipe da Escola Decisão – curso de técnico de enfermagem de Garibaldi –, estará na praça Loureiro da Silva, oferecendo orientações demonstrativas, material informativo, verificação de pressão arterial e glicemia. A atividade ocorrerá das 8h30 às 12h.

Além dos cuidados contra o câncer de mama, a luta do Outubro Rosa se estende a outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero. Por isso, no dia 19, sábado, das 7h30 às 11h30, haverá coleta de citopatológico e pedidos de mamografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Francisco, Santa Terezinha e Chácaras/Vale dos Pinheiros. A fachada do Centro Administrativo Municipal está decorada com o laço rosa alusivo à campanha.

Liga de Combate ao Câncer
Para destacar a causa, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Garibaldi já está decorada com a cor do mês. A sede da entidade, localizada na esquina das ruas Dante Grossi e Borges de Medeiros, está iluminada e enfeitada com flores cor-de-rosa. A Ermida Nossa Senhora de Fátima também recebeu a iluminação especial e a entidade convida a todos os estabelecimentos a fazer o mesmo.

Além de um espaço na Fenachamp para divulgar o Outubro Rosa, as voluntárias participarão de diferentes ações de divulgação ao longo do mês: na próxima segunda, dia 7, estarão na Embrapa e Fisul; a terça, dia 8, será a “tarde rosa” no Salão Fabi Rossini; dia 18 participarão do Empregar RS, no Sine; e dia 20 estarão presentes na 36ª Exposição Regional de Orquídeas de Garibaldi.

Na última sexta-feira, dia 27, mais de 400 pessoas participaram do 4º Jantar Beneficente da Liga, realizado no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz. Além dos pratos, a comunidade pôde conferir um desfile de modas e show da banda Sunset Riders.

Botão Voltar ao topo