NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul oferece cursos gratuitos de Corte e Costura e Modelagem Básica

Banco do Vestuário dá início às capacitações com 35 alunos inscritos

O Banco do Vestuário, vinculado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), deu início nesta semana aos cursos de Corte e Costura e Modelagem Básica. Cerca de 35 alunos terão a oportunidade de se qualificar gratuitamente nas duas turmas que seguem até o dia 04/12. O objetivo é contribuir com a geração de emprego e renda, capacitando a comunidade para que as pessoas possam se inserir no mercado de trabalho.

Fotos: Divulgação/Sdete/PMCS

No curso de Corte e Costura os alunos aprendem técnicas para a montagem de artigos variados, com foco no fluxo de uma indústria. A intenção é capacitá-los para que sejam inseridos no mercado de trabalho. Já o curso de Modelagem trabalha modelagem feminina, masculina e infantil seguindo uma tabela de medidas para desenvolvimento de moldes das roupas.

O coordenador do Banco do Vestuário, Renan Isoton, fala sobre a importância das cursos para a população. “Nosso intuito é gerar renda e autonomia para a comunidade através das capacitações. Muitos dos nossos alunos surgem de ramos diferentes e estão trocando de segmento, pois vêem na costura uma forma de independência financeira capaz de agregar a renda familiar”, revelou.

O aluno Vilmar Duarte, 54 anos, faz parte da turma do curso de Modelagem que iniciou nesta semana. “Quero trabalhar no ramo da costura, pois este é o meu sonho, me formar e tirar meu sustento desta profissão. Eu trabalhava em um posto de gasolina e fui demitido logo após fazer uma cirurgia do coração. Foi então que investi em máquinas e fui em buca de qualificação. Espero aprender tudo o que for possível para que eu possa me virar sozinho”, disse.

O curso de Corte e Costura tem parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o de Modelagem é uma parceria entre o Banco, a Unimed e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Botão Voltar ao topo