NotíciasRio Grande do SulVariedades

Pelotas lança festas rurais do morango e pêssego na Expofeira

Cerimônia, no Salão Nobre da Associação Rural, visou à divulgação de eventos públicos da colônia

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (10), no Salão Nobre a Associação Rural de Pelotas, durante a 93ª Expofeira, foram lançadas oficialmente a 3ª Festa Municipal do Morango e a 6ª Quinzena do Pêssego, que inclui a Abertura da Colheita.

A prefeita Paula Mascarenhas; o vice Idemar Barz; o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel; e representantes de associações, sindicatos, instituições apoiadoras e de produtores, além da imprensa, estiveram no evento, fortalecendo a proposta de divulgação das festas rurais.

“A Expofeira representa a economia pujante e, aqui, também tem espaço para o agronegócio e para os pequenos produtores. A integração é estimulante”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, saudando os parceiros presentes no evento.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, “as festas têm os objetivos de valorizar o produtor rural e de promover a conexão entre os moradores da cidade e da colônia”. Seidel, no lançamento oficial dos eventos, pronunciou-se em nome das comissões organizadoras. “Estamos orgulhosos de, mais uma vez neste Parque, lançarmos a Festa do Morango e a Quinzena do Pêssego – capazes de dinamizar as cadeias produtivas e a agroindústria local. O apoio da imprensa é indispensável, pois a divulgação estimula o consumo e amplia o mercado”.

Morango e Pêssego

A 3ª Festa Municipal do Morango será realizada nos 9 e 10 de novembro, na Comunidade Redentor, Estrada da Gama, Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. Como em edições anteriores, a programação será diversificada, direcionada ao público de todas as idades.

Para marcar a temporada de safra do morango, haverá feiras com bancas fixas em pontos estratégicos da cidade e unidade itinerante nos principais bairros, para comercialização da fruta, diretamente do produtor ao consumidor, além de geleias, cucas, bolos, sucos e outros itens que levam morango nas receitas.

A Abertura Oficial da Colheita do Pêssego terá com evento público no salão Indústria Show, no Rincão da Caneleira, 7º distrito, Quilombo, no dia 1º de dezembro. A 6ª Quinzena do Pêssego ocorrerá de 23 de novembro a 7 de dezembro, com ampla comercialização da fruta nas feiras com pontos fixos e unidade itinerante. O período ficou conhecido pela parceria de restaurantes da cidade que, para promover o pêssego e estimular o consumo, incluem em seus cardápios pratos especiais que o contêm na receita.

Manifestações no evento

A presidente da Associação Rural de Pelotas, Carolina Peró Osório, saudou os representantes dos poderes públicos e das instituições presentes. “É uma alegria para esta casa receber, mais uma vez, o evento de lançamento das festas. Manteremos as portas abertas para que aqui se realize todos os anos”, afirmou.

Principais parceiros das festividades da colônia estiveram no lançamento – Fotos Igor Sobral

O secretário Jair Seidel lembrou que “a SDR realiza um trabalho articulado na busca de novos nichos de culturas que possam remunerar melhor o produtor. Assim, encontramos o potencial do morango”. Seidel agradeceu a todos os envolvidos, principalmente aos produtores. “As ações visam ao aumento da renda do morador do campo, objetivando sua permanência no local de origem”.

“A Quinzena do Pêssego veio para aproximar os meios rural e urbano. Temos tradição na compota e o desafio de qualificar as variedades de mesa – e vamos conseguir. O pêssego está no DNA de Pelotas”, garantiu a prefeita Paula.
O vereador José Paulo Benemann (PSDB), representando o Poder Legislativo, comentou a recente aprovação, pela Assembleia Legislativa, do projeto de autoria do deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), de inclusão do pêssego em calda na merenda escolar de unidades educacionais do Estado, beneficiando alunos e produtores.

Sobre o morango, enfatizou que a festa tem se fortalecido a cada edição, consolidando a cadeia produtiva. Benemann defende a ideia de Pelotas voltar a produzir morango para segmentos externos ao Município e região. “Pelotas tem força rural nas pequenas, médias e grandes propriedades. Os mercados estão abertos e os horizontes apresentam perspectivas de crescimento”, acrescentou a prefeita.

Cortes recebem faixas

As soberanas de 2018 formalizaram a composição das novas cortes. A rainha e a princesa do Morango de 2018, respectivamente Evelize Holz e Jennifer Silva, puseram as faixas em Valentina Schillim Hartwig, rainha, e Daniela Contreira Duarte, princesa.

A rainha e a princesa do Pêssego de 2018, Diana Bohrer e Tamires Mattozo, colocaram-nas nas majestosas escolhidas de 2019: Helen Strelow Kanabach e Jade Lima da Silva.

Presenças
Representante da Embrapa, pesquisador Luís Eduardo Antunes;
Gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel;
Presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner;
Superintendente regional do Banrisul, Elói Angst;
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representante do Sicredi, Nilson Loeck;
Presidente da Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Mauro Scheunemann; e
titular do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Paulo Crochemore;
Representantes da Cafsul e da UFPel;
Prefeito de Arroio do Padre, Leonir Basque; e
Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella.

Botão Voltar ao topo